Catedral de Santo Antônio passa por reforma geral após 50 anos

Todas as atividades religiosas e administrativas foram transferidas para a igreja São Benedito, no Centro. (foto: Amanda Vieria/JP)

Após 50 anos da última reforma, a Catedral de Santo Antônio, um dos principais símbolos católicos e ponto turístico de Piracicaba, passa por uma reforma geral. Desde o início das obras há cerca de um mês, as atividades religiosas e administrativas do templo foram transferidas para a igreja São Benedito, na rua do Rosário. A expectativa é de que o prédio reformado seja entregue no próximo ano.

O pároco da catedral, monsenhor Ronaldo Aguarelli explicou que a reforma será feita por diferentes empresas, com contratos por serviços. Ele disse que os trabalhos começaram pela parte elétrica do prédio, que além de substituída foi adaptada para receber os aparelhos de ar condicionado – que ainda não foram comprados. “Estamos fazendo os serviços e pagando de acordo com a entrada e saída”, afirmou.

A reforma da catedral também inclui uma nova aparelhagem de som. Atualmente, as colunas e capitéis estão passando por restauro. O trabalho vai se estender aos pisos da nave e do presbitério, conforme explicou o monsenhor acrescentando que os vitrais também passarão pelo processo de restauro.

Aguarelli faz questão de destacar que os recursos usados na reforma são provenientes das doações dos fiéis. Ele lembrou que as obras foram aprovadas pelo Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba e acompanhadas pela Comissão Diocesana de Arte Sacra, que aprovou as etapas da reforma.

O monsenhor não soube informar o valor da reforma e disse que os trabahos serão feitos à medida das contribuições. “Os recursos empregados nessa reforma são dos fiéis e os passos serão dados de acordo com as condições”, pontuou.

CAMPANHA
Além das doações, a reforma da catedral vai contar com recursos da campanha ‘Abrace a Catedral de Piracicaba’. Conforme explicou monsenhor Ronaldo, trata-se de uma ação entre amigos na qual o participante contribui com R$ 10 e concorre a cinco prêmio – um carro e duas motos zero quilômetro, aparelho de TV e cellular. O sorteio ocorrerá pela Loteria Federal do dia 12 de outubro.
Aguarelli informou que os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone 3422-8491 ou procurar os voluntários nos horários das missas da igreja São Benedito – aos sábados às 16h e 18h30 e aos domingos às 9h, 10h30 e 19h.

 

Beto Silva
[email protected]