CCMW expõe esculturas

CCMW Destaque para madeira. (Amanda Vieira/JP)

A exposição Demiurgos da Forma traz ao Centro Cultural Martha Watts três escultores piracicabanos e seus processos criativos. A visitação é gratuita. Aberta ao público, a exposição poderá ser conferida até 24 de agosto na Sala Da Vinci, no CCMW.

A mostra percorre os caminhos que os levam da escolha do material à criação final de uma forma artística. Além das obras, serão expostas ferramentas de trabalho e os diferentes caminhos de criação de cada artista.

Expõem no espaço os piracicabanos Aldo Pernambuco Sobrinho, Arayr Ferrari e Francisco Crocomo. “São três esculturas esculpidas em madeira. A primeira é em homenagem ao meu avó materno e representa parte da minha história, a segunda são dois cururueiros feitos com pedaços de mogno e representa a tradição do caipira na cidade, a terceira é nomeada de ‘Férias no Pomar’ e remete à infância. As obras são uma viagem no tempo”, explica Crocomo.

“Estudei bastante e minhas maiores inspirações são as coisas vindas da terra. Pretendo através delas resgatar o que tem de bom, dar vida a madeira que foi descartada ou vai para a lenha. Estou sempre tentando criar, descobrir a beleza e formas de expressar algo que pode ser devolvido as pessoas, à natureza”, explicou Crocomo.

Aldo Pernambuco Sobrinho, professor de marcenaria, produziu três oratórios, feitos de madeira de demolição, madeira de pinheiro e tauari. A inspiração para as esculturas veio após uma viajem à Minas Gerais. “Lá tem muitos oratórios grandes, minha idéia foi produzir mini oratórios porque esses caberiam em qualquer espaço. Gosto muito do barroco, me encanta muito”, revelou o artista.

SERVIÇO: Exposição Demiurgos da Forma, no CCMW ( rua Boa Morte, 1257 – Centro). Até 24 de agosto das 8h30 às 17h30. Entrada Gratuita. Informações:3124-1889.

(Raquel Soares)