CCRCC oferece aulas para o desenvolvimento infantil

A dinâmica das aulas, além do aspecto técnico, inclui ainda atividades lúdicas. (Foto: Divulgação)

Com o foco voltado para o desenvolvimento infantil, o CCRCC (Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo) oferece aulas de judô para crianças a partir de 5 anos de idade. As atividades, em parceria com a Academia Heisei de Judô, são realizadas às segundas e quartas- -feiras, das 18h15 às 19h15, no clube colombino. O professor responsável pelo trabalho é o judoca Rene Mattos. Segundo ele, as ações têm como objetivo contribuir para a formação dos participantes, dentro e fora dos tatames.

“Nosso trabalho é voltado para a educação. Nessa faixa etária, as crianças precisam de disciplina e de respeito. Pelo fato de estarem em um clube com várias atividades, é muito importante que eles saibam conviver em grupo e aprender a filosofia: escutar, replicar e ensinar. No Cristóvão, eles aprendem, treinam e também ensinam os mais novos, sempre colocamos eles nesse papel. Isso, claro, não serve apenas para o judô”, contou Rene.

A dinâmica das aulas, além do aspecto técnico, inclui ainda atividades lúdicas. De acordo com o professor, as brincadeiras servem como pilar para o desenvolvimento de algum fundamento. “As brincadeiras sempre estimulam agilidade, coordenação, raciocínio e a tomada de iniciativa, todas têm uma finalidade educativa. As crianças podem aprender isso através do esporte, e precisam desenvolver condições para resolver situações. Depois, trabalhamos a parte técnica e, por fim, encerramos com lutas e uma brincadeira que serve como recompensa, o que só acontece quando existe bom comportamento”, destacou o professor.

Rene apontou ainda para as condições de treinamento que reúne o clube colombino. “A vantagem de ter o judô associado ao clube é a questão da infraestrutura. As crianças treinam em um espaço legal, com boa ventilação e bom material. Além disso, a diretoria sempre cede o Ginásio de Esportes para a realização da entrega de faixas e para o campeonato interno. Isso ajuda muito o trabalho. O Cristóvão Colombo é um clube grande e isso gera muitas oportunidades”, finalizou o judoca.

Da Redação