CDP registra 4 mil atendimentos em jornada

CDP Diretor Maurício Gonçalves disse que a ação foi positiva. (Claudinho Coradini /JP)

O CDP (Centro de Detenção Provisória) ‘Nelson Furlan‘ finalizou a edição da “Jornada de Cidadania e Empregabilidade” com 4.000 atendimentos, entre exames e palestras. O evento aconteceu de 6 a 10 deste mês e foi realizado pela SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária). De acordo com a Pasta, o objetivo da ação é proporcionar aos reeducandos do sistema semiaberto, um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los no retorno à sociedade, trazendo para dentro do sistema penitenciário um mutirão de ações que fornecem importantes ferramentas no processo de ressocialização.

O evento tem a participação do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), que atua na emissão de Registros Gerais – RGs; a SERT (Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho), que emite Carteiras de Trabalho e Previdência Social; a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que realiza Plantão de atendimento judiciário; a SJDC (Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania), que através dos servidores do GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade) da CRSC fornecem o cadastro para emissão de Certidões de nascimento, Casamento e de Óbito; e Secretaria de Saúde do Município. Dentro da programação houve palestras de motivação, testes rápidos de HIV e sífilis, corte de cabelo, entre outros.

O diretor da unidade, Maurício Arantes Romero Gonçalves, disse que a ação foi positiva para a população carcerária. “A ação faz parte do processo de reintegração do preso à sociedade”, disse o diretor.

(Cristiani Azanha)