Celebração relembra sobreviventes do Holocausto

Ribeiro: “Celebração Memorial é a oportunidade para Piracicaba homenagear os sobreviventes” (Crédito: Divulgação)

Para que o mundo não se esqueça do genocídio cometido pelos nazistas, que ceifou a vida de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, 27 de janeiro é designado o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Na mesma data, em 1945, tropas soviéticas invadiam o campo de concentração em Auschwitz, na Polônia, libertando milhares de sobreviventes do Holocausto Nazista. Em homenagem aos sobreviventes, Mauricio Ribeiro, presidente da Amamos (Associação Memorial Amigos de Sião), realiza no domingo (20), a partir das 9h, a Celebração Memorial.

De acordo com Ribeiro, o evento tem o apoio do WJC (World Jewish Congress) e tem como objetivo celebrar a participação de piracicabanos na campanha #WeRemember deste ano, além da entrega do Certificado Amigos de Sião a jornalistas e cidadãos que apoiaram a causa. Ribeiro, que é o preletor do evento, destaca que a Celebração Memorial é a oportunidade para Piracicaba homenagear os sobreviventes. “Normalmente, as cerimônias memoriais têm um tom saudoso, em memória dos que foram sacrificados, judeus, homossexuais, ciganos, Testemunhas de Jeová. Vamos nos alegrar pela vida daqueles que sobreviveram para contar a história e cujos descendentes têm um legado significativo para a história da humanidade”, enfatiza.

 

ATUALIDADE

Mauricio Ribeiro destaca que muitas inovações tecnológicas da atualidade foram idealizadas por judeus. “O aplicativo WhatsApp, a ferramenta de busca Google, os computadores da marca Dell, o navegador Waze e a tecnologia Wi-fi são inventos de judeus, muitos descendentes de sobreviventes do Holocausto. É este legado que queremos celebrar, e que hoje facilita a vida de inúmeras pessoas no mundo inteiro”, ressalta.

 

CAMPANHA

Segundo o preletor do evento, a campanha #WeRemember, promovida pelo WJC com apoio da Amamos em Piracicaba, mobilizou centenas de pessoas na cidade. “Coletando fotos de protesto que serão projetadas de 24 a 27 de janeiro, em um telão instalado em Auschwitz, com transmissão ao vivo pela fanpage www.facebook.com/AmamosIsraelBrasil”, afirma.
A Celebração Memorial será no templo da Igreja Expansão, à rua Alferes José Caetano, 1212, no Centro.

(Eliana Teixeira)