Cemitérios devem receber 40 mil no Dia de Finados

finados Diocese de Piracicaba realizará missas nos cemitérios. ( Foto: Divulgação)

A expectativa da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para o Dia de Finados, celebrado na sexta-feira (2), é que os três cemitérios municipais – Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna – recebam 40 mil visitantes. Os três cemitérios do município são administrados pela Sedema. Amanhã (1º) e na sexta-feira, os horários de visitação serão estendidos e os portões estarão abertos das 7 às 18h.

A Sedema aumentou o número de funcionários para a data, tanto para oferecer conforto, como para ajudar os visitantes na localização de túmulos. Nos locais haverá venda de flores naturais, artificiais e velas. A Guarda Municipal, o Pelotão Ambiental e a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), farão fiscalização, orientação e segurança no entorno dos três cemitérios. Na sexta, a Semuttran e a Via Ágil informam mantém a circulação das linhas com horários de domingo, com exceção da linha 507 Huyndai que circulará com horário de dia útil. A Loja Via Ágil permanecerá fechada.

Na sexta-feira, serão realizadas missas nos cemitérios de Piracicaba e de outras cidades da região diocesana. Como ocorre anualmente, o bispo diocesano dom Fernando Mason preside celebração as 9h, no Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba. Para a Igreja Católica, o Dia de Finados é momento de celebração da vida eterna, de considerar que a vida cristã é estar em comunhão com Deus. Na sexta-feira, os Vicentinos de Piracicaba realizam arrecadação de dinheiro em frente dos três cemitérios da cidade. Os recursos serão revertidos para a compra de alimentos para as famílias assistidas pelas Conferências de Piracicaba.

Conforme a programação da Diocese, os horários das missas nos cemitérios de Piracicaba são os seguintes: às 7 e 9h, no Cemitério Parque da Ressurreição, com dom Fernando Mason, e também às 11 e 16h; às 7, 9h30 e 15h, no Cemitério da Saudade; e às 8 e 10h, no Cemitério Municipal da Vila Rezende. Nas demais cidades, os horários das missas são: em Capivari, às 7h, 8h30 e 10h, no Cemitério Municipal; em Charqueada, às 8h, no Cemitério Municipal; em Ipeúna, às 9h, no Cemitério Municipal; em Rafard, à 9h, no Cemitério Municipal; em Rio Claro, às 7h; 8h30; 10h; 12h; 13h30; 15h e 17h, no Cemitério Municipal São João Batista e, às 10h, no Cemitério Parque das Palmeiras; em Rio das Pedras, às 8h, no Cemitério Municipal, e às 10 horas no Cemitério Parque da Paz; em Santa Bárbara D’Oeste, às 7 e 16h, no Cemitério Municipal Central; em Cabreúva, às 8h, no Cemitério Campo da Ressurreição; às 7h30, em Santa Maria da Serra, no Cemitério Municipal, e em São Pedro, às 8h, no Cemitério Municipal. Somente no Cemitério de Ibitiruna não haverá celebração.

SERVIÇO — O Cemitério da Saudade fica na avenida Piracicamirim, 2.201, na Vila Monteiro; o de Vila Rezende, na avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera. O Cemitério de Ibitiruna fica na rua Piracicaba, s/nº, no distrito de Ibitiruna. Mais informações no setor de cemitérios pelo telefone: (19) 3426-6272.

(Eliana Teixeira)