Centro Diocesano de Pastoral sedia exposição de “missais antigos”

exposição Curadores da exposição mostram parte do acervo que ficará exposto na Cúria Diocesana. ( Foto: Divulgação)

Nove diferentes edições do Missal, um importante livro litúrgico da Igreja Católica, fazem parte da exposição inédita ‘Missais Antigos’ promovida pela Diocese de Piracicaba e que será aberta amanhã (17) no Centro Diocesano de Pastoral (Cúria Diocesana). A mostra poderá ser visitada gratuitamente até 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

O Missal é basicamente um livro litúrgico utilizado pelos sacerdotes para iniciar e conduzir as orações litúrgicas em celebrações (missas) da Igreja Católica. A Santa Missa já foi celebrada em grego e posteriormente em latim e, desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), pode ser celebrada na língua materna de cada país. De acordo com padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral e um dos curadores da exposição, o exemplar mais antigo da mostra remonta ao ano de 1873 e o mais recente ao ano de 1991. “Todos os missais fazem parte do acervo do Centro Documental Diocesano e queremos dar visibilidade a este rico conteúdo histórico e religioso, além de mostrar as diferentes datas em que a igreja celebrou a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ao logo da história”, salienta o presbítero.

O sacerdote explica ainda que cada missal exposto estará aberto em páginas cuja a celebração faz referência à festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Estamos no mês do rosário e da padroeira do Brasil e a exposição traz por meio dos livros sagrados toda devoção da Igreja à nossa intercessora junto a Jesus Cristo”, ressalta padre Kleber.
Além de padre Kleber, a exposição tem ainda como curadores o coordenador do Centro Documental, diácono Marcos Roberto do Nascimento e os voluntários Tereza Adelia Naked e Luiz Gonzaga da Cunha.

SERVIÇO – Exposição Missais Antigos no Centro Diocesano de Pastoral (avenida Independência, 1146, Higienópolis). Visitação: de 17 de outubro a 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Entrada Gratuita. Informações: (19) 2106-7575.

(Da Redação)