Cerca de 46,5 mil estudantes voltam às aulas amanhã

Aulas Especialista recomenda que pais e filhos arrumem o material juntos. (Arquivo)

Estudantes do ensino fundamental 1 e 2 e do ensino médio voltam às aulas a partir de amanhã. Ao todo, são 36 mil alunos das redes estadual e municipal do ensino fundamental e outros 10,4 mil estudantes do ensino médio da rede publica que retornam às salas de aula. As férias duraram, em média, 30 dias.

De acordo com a Secretaria do Estado da Educação, atualmente, em Piracicaba, 62 escolas estaduais, sendo 19 escolas em tempo integral, são geridas pelo governo do Estado. Das unidades em tempo integral, estão matriculados 6,2 mil alunos. Para o ano letivo de 2019, não há previsão de ampliação de unidades integrais, informou a pasta.

Na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Piracicaba informou que 16.677 crianças do primeiro ao quinto ano, ou seja, de 6 a 10 anos, voltam à escola a partir desta quarta. Os 689 professores, coordenadores e supervisores, que estavam em recesso, retornam às atividades hoje, para revisar o planejamento e dar sequência ao ano letivo. A Prefeitura de Piracicaba administra 46 escolas de ensino fundamental.

De acordo com os dados da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, o município conta ainda com outras 28 unidades particulares de ensino fundamental e médio.

Para a psicóloga e psicanalista Ana Carolina Carvalho Pascoalete, a volta às aulas é uma etapa de recomeço e nessa fase de readaptação à rotina escolar é importante reintegrar-se gradativamente ao cotidiano que se tinha antes de entrar de férias. Entre as dicas para que o recomeço seja tranquilo, é que pais e filhos façam juntos aquela arrumação na mochila, estojo, cadernos livros e apostilas. Repor produtos quebrados ou estragados, também ajudam a renovar e sentir-se pronto e disposto para o novo ciclo que se inicia

“Embora o retorno pareça difícil, o ideal é que os estudantes tentem retomar a rotina de estudos logo no primeiro dia e que os pais procurem definir horários para dormir e acordar, no sentido de que a rotina seja retomada o quanto antes. Ter metas, manter um alimentação saudável, ter momentos de lazer também são essenciais para um regresso equilibrado e de muitas realizações”, disse a psicóloga.

(Fernanda Moraes)