Chelsea e Arsenal decidem a Liga Europa em Baku

Derby londrino será disputado na capital do Azerbaijão, mais de 4.600 km de distância de Londres (Foto: Divulgação/Chelsea)

Chelsea-ING e Arsenal-ING se enfrentam hoje, às 16h (horário de Brasília), no Estádo Olímpico de Baku, na capital do Azerbaijão, pela final da Liga Europa da UEFA, segunda competição europeia mais importante, ficando atrás apenas da Liga dos Campeões. No campeonato inglês, o Chelsea ficou em terceiro, enquanto que o Arsenal foi o quinto colocado. Ambas as equipes chegam motivadas para a decisão, já que eliminaram times importantes, como o Frankfurt-ALE, Napoli-ITA e Valencia-ESP. Além disso os “Blues” estão invictos na competição, enquanto que os “Gunners” venceram seus cinco últimos jogos na competição.

“Se vencermos a Liga Europa, essa temporada continuará sendo boa. Ok, ela não é perfeita em razão de você preferir vencer a Premier League (Campeonato Inglês) e a FA Cup (Copa da inglaterra), porém do jeito que estamos jogando, estamos melhorando nos últimos dois meses. Nós temos algumas contusões, mas estamos mentalmente fortes e se fizermos um bom jogo em Baku, nós poderemos fazer algo bom”, disse o belga Eden Hazard, meio do Chelsea, que ressaltou que por ser uma competição europeia, é importante para ele, para o clube, para o técnico e para a torcida.

O técnico do Arsneal, Unai Emery, disse à imprensa que a equipe jogará a final pelo clube e pelos torcedores, tanto para aqueles que viajaram para o Azerbaijão e para aqueles que não poderão estar presentes, seja pela distância e pela quantidade de ingressos disponíveis, já que cada equipe recebeu apenas seis mil bilhetes (a capacidade do estádio é de mais de 69 mil pessoas). “Sabemos que nossos torcedores queriam estar conosco, porém em razão da distância e do preço, muitos não poderão comparecer. Eu preferia estar e aproveitar o jogo com eles, porém o Arsenal tem muitos fãs ao redor do mundo e acredito que terá muitos torcedores de países próximos ao Azerbaijão para nos empurrarem”, comentou Emery.

Essa será a segunda decisão de Liga Europa da dupla londrina na história. A final do Arsenal foi em 2000, porém foi derrotado pelo Galatasaray-TUR nos pênaltis após empate em 0 a 0, que na época tinha o goleiro tetracampeão mundial Taffarel no gol. O Chelsea chegou na decisão 13 anos depois e ao contrário de seu rival, venceu o Benfica-POR por 2 a 1, com o último gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo.

Mauro Adamoli