Chuva eleva o nível do rio Piracicaba para quase 2,5 metros

Intensidade da chuva na cidade na última terça-feira (5), à noite, foi de 48 milímetros, em média. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A forte chuva que atingiu Piracicaba no final da tarde desta terça-feira (5) fez com que o nível do rio Piracicaba passasse de 1,03 metro para 2,38 metros e a vazão de 19,9 m³/s para 143,3 m³/s, na manhã de ontem. O maior volume de chuva registrada na terça-feira foi de 48 mm (milímetros).

Na região central da cidade, o pluviômetro da Defesa Civil, instalado na Paulista, registrou 31,5 milímetros de chuva. Já no pluviômetro que fica no distrito de Tanquinho o volume registrado alcançou os 48 mm.

Apesar da força das chuvas, não houve nenhuma ocorrência grave, apenas alagamentos pontuais e queda de duas árvores na área urbana.

Segundo Odair Mello, diretor da Defesa Civil, equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros trabalham no atendimento das ocorrências. Uma das árvores caiu sobre uma residência na avenida Raposo Tavares e a outra caiu na rua Dona Olívia Bianco, no Santa Cecília, interditando a via. As duas foram retiradas na manhã de ontem.

Odair lembra que Piracicaba deve ser atingida mais uma vez por fortes chuvas a partir de domingo (10) e faz um alerta: “A época de temporais está chegando. Com o forte calor que faz em Piracicaba, as chuvas vão ficar mais rotineiras. Para continuarmos sem vítimas e acidentes graves, faço o alerta para que as pessoas limpem suas calhas, arrumem seus telhados e, além disso, não trafegar perto do rio Piracicaba e evitar ruas alagadas” completou o diretor da Defesa Civil.

ZONA RURAL

A região rural também sofreu com a força das chuvas e do vento. Na vila de pescadores no bairro Tanquã, a cerca de 50 km de Piracicaba, o vento derrubou seis árvores em uma das ruas. No distrito de Ibitiruna, próximo ao Tanquã, as estradas sofreram erosão. Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) já trabalham na retirada das árvores e na manutenção das estradas.

VERÃO

Nos próximos dias 12 e 13 de novembro, o diretor da Defesa Civil, Odair Mello, organizará pelo segundo ano consecutivo, a oficina preparatória para a “Operação Verão” que acontece em 36 municípios da região de Campinas e Piracicaba com objetivo de oferecer atendimento ágil e eficiente à população durante o período de chuvas. “Abordaremos temas como deslizamentos, alagamentos, enchentes, vistoria em campo, análise de risco, avaliação e interdição, além de retirada de pessoas”, informou.

Marcelo Uliana

[email protected]