Cia. LaMala é atração no ginásio do Sesc

Com o conceito artístico dois corpos e nada mais, a Cia. LaMala, formada pelos artistas Carlos Cosmai e Marina Bombachini, apresenta hoje, às 20h, no ginásio do Sesc, o espetáculo circense contemporâneo Íntimo, dirigido por Bruno Rudolf. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados ainda nesta quarta-feira, a partir das 13h. A apresentação integra o projeto Caldo — Tradições Contemporâneas, que segue até 18 de maio.
 
 
A partir de cenas com olhos vendados, Íntimo, estreado em 2016, aborda o encontro de dois corpos e explora a intimidade da dupla de acrobatas, tanto do ponto de vista do relacionamento entre duas pessoas quanto de dois corpos que se conhecem e trabalham em sintonia. Os artistas, em cena, sentem o estado de espírito do outro, pelo toque e pela presença e é justamente essa sensibilidade que será partilhada com o público. Diante de um relacionamento a dois, cada sentimento ou sensação sugere uma cena com uma qualidade de movimento específica, para, a partir desta construção, desenhar-se o ritmo do espetáculo.
 
 
“A ideia para concepção do espetáculo era um desafio próprio de criação sem a utilização de outros suportes, como adereços, aparelhos e objetos. Queríamos trabalhar a linguagem circense de uma maneira diferente das que já trabalhamos até hoje”, disse Marina, acrescentando que todas as cenas de Íntimo são permeadas por repertório de acrobacias. Para complementar a atuação, o pianista e compositor Rodrigo Zanettini executa, ao vivo, trilha sonora.
 
 
O cenário é composto por um tapete circular que faz alusão ao formato do picadeiro do circo. O figurino contempla camadas de roupas, como se, no espetáculo, Carlos e Marina pudessem se despir e revelar aos espectadores a sua essência. 
 
 
FILME — O filme Xingu (2012) será exibido gratuitamente hoje, no teatro, às 14h, como parte da programação do projeto Arte e Expressão — Trabalho Social com Idosos. Dirigido por Cao Hamburger, a trama narra a história dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas na consolidação do Parque Nacional do Xingu. Em seguida, acontece bate-papo com Ricardo Araújo, da tribo indígena Wapichana.
 
 
SERVIÇO — Espetáculo Íntimo. Hoje, às 20h, no ginásio. Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados ainda hoje, a partir das 13h. Exibição do filme Xingu. Hoje, às 14h, no teatro. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. Atividades no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Informações: (19) 3437-9240.