Cidade registra 75 focos de incêndio este ano; oficina será realizada

O ano de 2018 está no início, mas os dados relacionados a focos de incêndio em Piracicaba já são preocupantes. De acordo com o programa Queimadas, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 1º de janeiro a 18 de abril de 2017 foram detectados 40 focos, enquanto que no mesmo período de 2018 esse número já chega a 75, quase o dobro. As campanhas de conscientização existem, mas há quem insista nessa prática danosa ao meio ambiente e à saúde. Como forma de amenizar seus efeitos e combatê-la, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Defesa Civil Estadual (Cedec) realiza a Oficina Preparatória para Operação Estiagem e a Formação de Brigadas Municipais para Combate a Incêndios em Coberturas Vegetais, hoje, no Engenho Central.
 
 
A atividade, realizada por meio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Interior 5, em parceria com o 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba (16º GB), começa às 8h. A abertura terá a presença do prefeito Barjas Negri (PSDB), da chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil do Estado de SP, Helena dos Santos Reis, da comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Lucineide Maciel, e demais autoridades.
 
As atividades irão reunir servidores de 36 municípios que fazem parte da área de atendimento operacional do 16º GB. Durante a manhã as atividades serão teóricas, como palestras, e à tarde, práticas, com simulação de tipos de incêndios e as técnicas para seu combate. Os treinamentos serão feitos por representantes da Cedec, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros.
 
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Melo, essa imersão será muito importante. “Nossas equipes poderão conhecer técnicas utilizadas no combate a tipos específicos de incêndio e também a equipamentos ideais para esse combate”, avalia Melo.