Cidade tem pelo menos 18 candidatos a deputado nas eleições

deputado Eleitor piracicabano terá diversas opções locais para escolher. (Claudinho Coradini /JP)

O eleitor piracicabano terá ao menos dez opções de candidatos a deputado estadual e outras oito a federal nas eleições de outubro. Levantamento feito pelo Jornal de Piracicaba aponta que 18 nomes concorrerão a cargos nos Poderes Legislativos estadual e federal. Ontem venceu o prazo para o registro das candidaturas que agora aguardam a homologação da Justiça. A pesquisa feita pelo JP teve por base os dados divulgados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que englobam os candidatos por Estado. Não há referência sobre o município de origem dos 3.478 candidatos à Assembleia Legislativa de São Paulo e à Câmara Federal.

De acordo com o TSE, 12 candidatos disputarão o Palácio dos Bandeirantes e outros 18 paulistas concorrem a uma vaga no Senado Federal. Em Piracicaba, dois candidatos disputam a reeleição. O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PV) tenta a sexta reeleição consecutiva, enquanto Roberto Morais (PPS) também pleiteia – pela sexta vez manter sua cadeira na Assembleia Legislativa. Com o término do prazo para registro das candidaturas, a partir de hoje fica permitida a campanha eleitoral que pode ser feita até o dia 5 de outubro, quando serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet de jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral.

Ainda dentro da campanha permitida a partir desta quinta-feira, até o dia 6 de agosto, os partidos e coligações podem fazer funcionar – das 8h às 22h – alto-falantes ou amplificadores de som nas sedes ou em veículos, os chamados carros de som. De hoje até 6 de outubro, os candidatos poderão distribuir material gráfico, realizar caminhadas, carreatas, passeatas ou carro de som com divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos.

NOMES — São candidatos a deputado federal em Piracicaba: Antônio Mendes Thame (PV), Érica Gorga (NOVO), Fausto Longo (MDB), Gabriel Ferrato (PSB), José Luiz Ribeiro (SD), João Pauli (PV), Pedro Kawai (PSDB) e Vilson Dornelles (PPL). Ao cargo de deputado estadual sairão candidatos: Alex de Madureira (PSD), Ana Pavão (PR), Denize Junqueira (SD), Júlio Menezes (REDE), Marcos Bicheiro (PSDB), Paulo Camolesi (REDE), Paulo Campos (PSD), Paulo Eduardo (PSC), Professora Bebel (PT) e Roberto Morais (PPS).

(Beto Silva)