,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Construção civil perde 1.199 vagas em um ano
  • Fundo de Segurança entrega reforma do Plantão Policial
  • Uniodonto realiza Congresso Odontológico

Campanha de vacinação contra a gripe atinge 52% do público-alvo
Da Redação
19/05/2017 16h10
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Untitled-3.jpg

Vacina contra a gripe pode ser tomada até o dia 26. (Foto: Arquivo/Claudinho Coradini/JP)

Restando uma semana para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, até quartafeira, apenas 52,31% do público- alvo havia sido imunizado em Piracicaba (50.780 pessoas).

A menor cobertura foi feita no grupo que envolve crianças de 6 meses a menores de 5 anos (28,94%). A maior, entre os idosos (64,09%).

A vacina é gratuita e pode ser tomada em todos os postos de saúde da cidade até o dia 26 de maio, quando termina oficialmente a campanha nacional.

No último levantamento, o índice de cobertura indicava a imunização de 54% dos profissionais da saúde; 39% das mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias; e 37% das gestantes.

Foram vacinadas também 5. 317 pessoas com alguma comorbidade, além de 1.164 professores. O resultado, até o momento, está muito abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é vacinar 90% do público-alvo.

De acordo com Pedro Mello, secretário de Saúde o momento é de preocupação, já que a população não compreendeu o risco que é ficar sem a imunização.

“A gripe é uma doença evitável com a vacina, mas pode levar a óbito em caso de complicação, quando há o risco da síndrome respiratória. Nos casos graves, o índice de óbito pode alcançar 30%. E o público-alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde, é o mais vulnerável, principalmente com a chegada do inverno”, disse.

Também tem direito à imunização bombeiros, policiais civis e militares, profissionais da defesa civil e dos Correios. 

PREVENÇÃO — A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar