,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Retrospectiva de Basquiat no CCBB traz 80 obras de acervo particular
  • Uma seleção de atrações culturais e gastronômicas para comemorar 464 anos de SP
  • Estante com livros virados para a parede faz blogueira receber ameaças

Centro de Zoonoses amplia número de castrações em 54%
Felipe Poleti
11/12/2017 14h19
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ampliou em 54% o número de castrações este ano em relação a 2016. Conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, enquanto no ano passado foram 2.891 cirurgias, neste está garantido o atendimento de 4.473 animais até o final de dezembro. “Deste total, na média, 40% são gatos e 60% cães. De janeiro a outubro, 3.728 deles haviam se beneficiado do serviço, que este ano contou com o apoio do novo centro cirúrgico e do cadastramento via 156”, informou.
 
O número de castrações poderia ter sido maior se 17% das pessoas que agendaram o procedimento não tivessem faltado nos dias e horários marcados, ou seja, 621 pessoas. Para o ano que vem, de acordo com a pasta, “se o cenário econômico não se complicar”, a previsão é ampliar ainda mais a quantidade de animais atendidos. “Mensalmente, o CCZ castra animais agendados via 156, agendados pelas ONGs parceiras e demandas internas do canil (animais abrigados, averiguações de maus-tratos, atendimento aos protetores independentes e outras)”, completou a assessoria da prefeitura.
 
Aos interessados, os agendamentos de castração via 156 acontecem geralmente na última segunda e terça-feira de cada mês, das 8h às 17h. A confirmação da data exata pode ser feita via 156 ou pelo site do CCZ (www.zoonoses. piracicaba.sp.gov.br). Sendo, na primeira data, exclusivo para cães e, no dia seguinte, só para gatos. As cirurgias agendadas são realizadas durante o mês seguinte. Este mês, os agendamentos serão nos dias 26 e 27, com vagas limitadas.
 
Flávio Roberto Furlan, coordenador do 156, explica que o objetivo é atender todos os interessados. “Por isso é preciso um pouco de paciência, uma vez que a demanda é elevada e, pelo 156, serão agendadas castrações de seis cães e quatro gatos por dia, o que representa 240 animais por mês. Temos de trabalhar de acordo com a capacidade de atendimento do 156 e do CCZ, para que o serviço se consolide e alcance o padrão de qualidade almejado”, afirmou.
 
As orientações sobre o procedimento da castração poderão ser enviadas pelo 156, tanto por e-mail como por carta. Nos casos em que o usuário não tiver e-mail e a castração estiver próxima, haverá a necessidade de retirá-las na própria prefeitura.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar