,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Retrospectiva de Basquiat no CCBB traz 80 obras de acervo particular
  • Uma seleção de atrações culturais e gastronômicas para comemorar 464 anos de SP
  • Estante com livros virados para a parede faz blogueira receber ameaças

Sinal analógico de TV será desligado no dia 17
Felipe Poleti
11/01/2018 11h28
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
O desligamento do sinal analógico de televisão em Piracicaba vai acontecer no próximo dia 17. A informação foi divulgada ontem pelo Gired (Grupo de Implantação da TV Digital). Inicialmente, o alteração estava programada para 28 de novembro de 2017, no entanto, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o adiamento foi necessário já que não foi atingido o percentual mínimo de domicílios com o novo sinal para que se efetivasse o sinal analógico.
 
Esse percentual é de 90%, mas, segundo pesquisa Ibope Inteligência, 88% das casas recebem o sinal digital na região de Campinas (da qual Piracicaba faz parte e tem nove emissoras com sinal digital já ativo). A pesquisa foi realizada em novembro e contou com 2.324 entrevistas. “A amostra é representativa dos domicílios da área urbana e rural das regiões pesquisadas. Não há dados específicos sobre cada um dos municípios”, informou o Ibope.
 
Segundo a Seja Digital — entidade não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil — ao longo dos últimos meses foi intensificado a campanha para a retirada e instalação de kits de recepção dos canais digitais. Cada conjunto é composto por antena UHF, conversor digital e controle remoto. Precisam destes kits aparelhos de televisão de tubo e os de tela plana fabricados antes de 2011.
 
Para a comerciante Vilma Ferraz Pelegrinotti, sócia-proprietaria de uma loja de antenas e aparelhos eletrônicos, nas últimas semanas as vendas cresceram. “Por dia, vendo de 10 a 15 kits digitais. Hoje (ontem) mesmo estamos com eles esgotados na loja, mas amanhã (hoje) já teremos mais para atender a demanda”, disse.
 
Os beneficiários de programas sociais do governo devem entrar no site www.sejadigital.com.br e digitar o CPF, PIS ou NIS (Número de Identificação Social). Caso tenham direito ao kit, serão redirecionados a uma página com calendário com datas e horários disponíveis para retirada dos equipamentos e o local em que isso acontecerá. Todo o procedimento também pode ser feito pelo telefone 147.
 
O desligamento do sinal analógico é necessário para que haja a liberação da faixa de 700 MHz, a ser utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar