,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Vacinação de idosos abre campanha
  • PM apreende meia tonelada de pasta base de cocaína
  • Oji Papeis investe R$ 1 milhão em 21 projetos

Unimed conscientiza público do TCI
Samuel Pancher
09/02/2018 17h37
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Profilaxia pós-exposição sexual (PEP): o nome, que parece complicado, consiste no uso de medicamentos por homens e mulheres após a prática de relações — ou qualquer tipo de contato sexual — sem proteção. Visando orientar sobre esses procedimentos e estimular a prevenção, a Unimed Piracicaba realizou uma ação com usuários do Terminal Central de Integração na tarde de ontem.
 
Cinco funcionários do hospital iniciaram a campanha, por volta das 16h, dando dicas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), distribuindo panfletos com orientações e oferecendo preservativos. Em 40 minutos, mais de mil camisinhas foram entregues.
 
A época do ano exige atenção redobrada contra doenças que podem ser transmitidas por via sexual. “É uma preocupação, inclusive do Ministério da Saúde, conscientizar a população sobre a prevenção de DSTs e HIV, especialmente no Carnaval. Então, orientamos sobre o que fazer caso ocorra uma relação sem proteção, mas reforçamos que a principal forma de evitar ser contaminado é a camisinha”, explica Silvia Arruda Marques, enfermeira responsável pelo programa de prevenção em saúde da Unimed. “É essencial vir até as pessoas e trazer conhecimento até elas. Aqui muita gente está na correria do dia a dia e pode parar por uns minutos para saber mais e evitar um contágio ou conscientizar os amigos ou familiares”, completa.
 
A PEP tem eficiência até 72 horas após a exposição sexual. Para ser tratado, o paciente deve procurar uma unidade de saúde e ser avaliado por um médico que indicará o tratamento. Em Piracicaba, o atendimento é feito em todas as Unidades de Pronto Atendimento UPA’s do município, no Cedic, Hospital dos Fornecedores de Cana e Santa Casa.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar