,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Construção abandonada gera transtornos e moradores reclamam
  • Vendas no comércio crescem 3,6% no Dia dos Namorados
  • Rapaz é detido por populares após roubar celular de jovem

Quase 5 mil pensionistas e aposentados podem ficar sem receber os benefícios
Felipe Poleti
14/03/2018 12h26
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Os brasileiros que não realizaram a prova de vida do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) até o dia 28 de fevereiro já começaram a ter o benefício bloqueado. Em Piracicaba, conforme o órgão federal, 4.987 pessoas estão nesta situação e podem ficar sem o pagamento. Para que isso não aconteça, a orientação é ir até uma agência da instituição para a regularização. No caso de aposentados e pensionistas, a dica é pedir a reativação do pagamento e solicitar os valores suspensos.
 
De acordo com a assessoria do INSS, até meados de fevereiro de 2018 — período de fechamento da folha de pagamento — cerca de 2,4 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários brasileiros não comprovaram estar vivos. “Caso tenha perdido o prazo, o primeiro passo é ir, o quanto antes, ao seu banco pagador para regularizar a situação e reativar o pagamento, pois se o beneficiário não fizer a comprovação, o benefício é suspenso e, após um período, é então cessado. Para evitar problemas, o beneficiário tem até dois meses, após a data do último aviso do INSS para fazer sua comprovação de fé.”
 
Toda pessoa que recebe benefício do INSS precisa fazer a comprovação de vida e o procedimento continua sendo realizado normalmente ao longo do ano. Cada instituição financeira (banco pagador) trata a data para comprovação de vida da forma mais adequada à sua gestão. De acordo com o INSS, existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, e ainda há aqueles que convocam o beneficiário um mês antes do vencimento da última comprovação de vida realizada. “Foi estipulado, e amplamente divulgado, um prazo final — 28 de fevereiro de 2018 — com o propósito de convocar todos aqueles que não fizeram o procedimento há mais de um ano”, informou.
 
 
FÉ DE VIDA — A comprovação de vida, também conhecida como renovação de senha ou ainda fé de vida, é obrigatória e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios. No ano passado, 112.729 benefícios foram suspensos/cessados, gerando uma economia de R$ 1,2 bilhões de reais. “O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais”, apontou o órgão federal.
 
O beneficiário pode ligar para a central do INSS pelo telefone 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A agência em Piracicaba fica à rua XV de Novembro, 790, Centro, e abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, bem como pelo telefone (19) 3433-7074.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar