,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • As fases de Nara Leão
  • 'Além da 9': Ronaldo deve ganhar série dirigida por Bruno de Luca
  • Há 55 anos, estreava 1ª novela diária da TV brasileira

Espaço Pipa comemora 35 anos em reunião solene
Da redação
19/06/2018 15h12
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

 (Divulgação)

 
O Espaço Pipa - Síndrome de Down, fundado em 20 de junho de 1983, celebra amanhã o aniversário de 35 anos da Instituição. Uma reunião solene de comemoração acontecerá na Câmara amanhã , às 19h30, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, localizado na rua Alferes José Caetano, 834, Centro. Serão homenageados pela Câmara todos os presidentes e alguns colaboradores que fizeram parte da história de 35 anos do Espaço. E também está sendo programado um jantar comemorativo que deve acontecer no próximo mês, sem data definida.
 
O Espaço Pipa é uma instituição sem fins lucrativos e mantida pela Associação Síndrome de Down de Piracicaba. Além de atender pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual, o Espaço também oferece apoio para pais, familiares e membros da comunidade. Os idealizadores deste projeto visam garantir os direitos dos portadores da síndrome, a escolarização dos matriculados no Espaço, orientar e apoiar famílias, desenvolver trabalhos psicossociais e fornecer acesso à arte, cultura, esporte, e lazer.
 
“Partimos do pressuposto que o ambiente de uma pessoa tem um enorme impacto sobre a experiência e a extensão da deficiência, pois ambientes inacessíveis criam deficiência ao criarem barreiras à participação e criam também os problemas de saúde. Acreditamos que o ambiente pode ser mudado para melhorar a saúde, evitar incapacidades, e melhorar os resultados finais para as pessoas com deficiência”, explicou a coordenadora técnica do Espaço Pipa, Euclidia Maria Fioravante, 55.
 
A entidade atende atualmente 220 pessoas com síndrome de down, oferecendo benefícios diretos para pessoas de 0 a 59 anos. O público indireto chega a mais de 2.000 pessoas entre familiares, profissionais da educação, saúde e assistência social, além das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, autismo, em vulnerabilidade social sem deficiência, que participam dos projetos de esporte unificado.
 
O Espaço Pipa conta com o apoio de empresas da região e também com doações que podem ser feitas diretamente no site www.espacopipa.com.br. Para mais informações sobre formas de atendimento, o Espaço Pipa pode ser contatado pelos telefones: (19) 3411-2146 ou (19) 3411-2142, e-mail downpirac icaba@gmail.com ou indo até a sede da instituição na rua Maria de Lurdes Campos Torres Carvalho, 100, Jardim Santa Sílvia.
 
DOWN—A Síndrome de Down recebe este nome por ter sido inicialmente descrita por John Langdon Haydon Down. Em 1886, o médico britânico apresentou um artigo articulando ideias que hoje já são reconhecidas como bastante retrógradas e até racistas.
 
Foi a partir da descrição feita por Down que o termo “mongolóide”, relacionado às pessoas da Mongólia, passou a descrever as pessoas com Síndrome de Down. Muitos mitos e preconceitos foram sendo disseminados na sociedade ao longo dos tempos, porém, hoje em dia a síndrome é entendida como doença genética do cromossomo 21 que causa atrasos de desenvolvimento e intelectuais.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar