,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Festa de Tupi será neste sábado; festejos de São João começam às 6h
  • Campanha de vacinação contra gripe termina sexta
  • TCE julga irregular contrato do Semae

Festa do Vinho de Santana começa nesta sexta
Da redação
14/06/2018 13h40
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
 
 
A 11ª edição da Festa do Vinho de Santana tem início nesta sexta-feira (15/06) com abertura oficial às 20h e vai até domingo (17/06). A programação inclui atrações musicais, comidas típicas, vinho artesanal e apresentação de danças trentino-tirolesas. A entrada é franca. No cardápio, a novidade neste ano é o Prato Colonial, em homenagem aos colonizadores do bairro, preparado com arroz, strangolapreti e porpeta. 
 
A festa tem por objetivo celebrar as tradições da comunidade tirolesa, formada há 125 anos, por famílias que se estabeleceram no local no final do século 19, após deixarem a região de Tirol, na Europa Central. “A importância da nossa festa é que ela relembra um fato histórico, desde a imigração até os dias atuais e é celebrada na intenção de valorizar as nossas tradições e preservar os nossos costumes”, explica a embaixatriz Laura Vitti Malaqueta,13. 
 
Segundo organizador do evento, José Matias Vitti, a estimativa é de receber nos três dias de evento 20 mil pessoas. “Pensando no bem-estar do público, fizemos uma parceria com o Uber, para que não haja dificuldades de locomoção”, revela Vitti. O lucro da festa será revertido à Associação dos Moradores de Santana e Santa Olímpia.
 
A festa conta com 350 voluntários que são moradores do bairro e que estão desde janeiro nos preparativos da festa. Os vinhos seco e suave, tinto, branco e rosê serão servidos em garrafas plásticas. Os Merlot, Cabernet e espumante estarão disponíveis em garrafas de vidro, apenas para viagem. As canecas acrílicas também serão uma opção. 
 
A rainha da festa é Lorena Fernandes Forti, 18. “Queremos compartilhar com todos as nossas tradições e acima de tudo perpetuar para as próximas gerações” diz Lorena. “Representar os seus antepassados é um orgulho muito grande, estamos fazendo parte dessa história, é um prazer imenso”, afirmou Lorena. “É uma responsabilidade enorme e uma honra muito grande. Além de representar a festa estaremos fazendo parte da história do nosso povo. Vou me dedicar para que esse costume não pare nesta geração, porque nos dias atuais as tradições sempre acabam. Vou lutar para que a nossa perpetue”, explica Laura.
 
O estacionamento custará R$ 15. A intenção, segundo os organizadores, é de que as pessoas não transitem com veículos pelo bairro e apenas se locomovam a pé, garantindo a segurança de todos que estão no evento. O evento realizado pelo Círcolo Trentino de Piracicaba e Associação de Moradores do bairro, conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur)
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar