Coletivo Beleza Preta realiza encontro no Sesc

beleza Coletivo Beleza Preta realiza encontro no Sesc Piracicaba. Foto: Divulgação)

O Sesc recebe neste domingo (18), o “Encontro Beleza Preta”, a partir das 10h, em comemoração ao mês da Consciência Negra. Em sua quarta edição, o evento é promovido pelo coletivo Beleza Preta – formado por mulheres negras da região, de diferentes atuações, e que teve início em março de 2018, devido à necessidade de discussão de temas relacionados à população negra no interior do Estado de São Paulo, de acordo com as apoiadoras. A atividade é gratuita e acontece na Comedoria.

O encontro terá debates sobre “A importância da militância negra em Piracicaba” com a participação de representantes da militância local. Serão eles: Marcus Mendes (Conepir), Ubirajara (Casa do Hip Hop), Acácio Godoy (Pastoral Afro de Piracicaba), Lia Martins (coletivo Beleza Preta), Pamela Oliveira (Maria de Lutas e Conselho Municipal da Mulher), Elaine Teotonio (Afropira), Bruna Medeiros (Prunegro). Às 12h ocorre encontro com a blogueira e youtuber Sabrina Dibynis que vai falar sobre empoderamento, aceitação e transição capilar. Das 13h às 14 h tem oficinas de Trança Nagô com Daiane Heloisa; de maquiagem com Mayara Nascimento; de uso de laces com Carol Merches e a partir das 14h ocorre Sarau com ‘mic aberto’ para participação do público. Também haverá performance com Elson Belem, Victor Silva, e musicais com Ras, KZO e Amanda Nainá. “Esta quarta edição, além do diferencial de termos o Sesc como apoiador, trata-se de uma edição especial para comemorar o mês da consciência negra”, ressaltou Ingrid Lopes, estudante de Direito e integrante do coletivo.

EDIÇÕES – Em sua primeira edição, o evento teve como foco os jovens e adolescentes da Casa do Hip Hop e discutiu-se sobre racismo, genocídio, auto aceitação, autoestima e autoconhecimento, por meio de palestras, rodas de conversa, danças, músicas e oficinas. “Percebemos que em razão da relativa distância da capital, existia uma limitação de acesso a muitas informações sobre a cultura preta, produtos voltados aos cabelos crespos e cacheados, salões de beleza e vestuário, além da necessidade de trazer discussões políticas, sociais e históricas do povo negro para os jovens da região. Em uma dessas discussões, o grupo resolveu organizar o primeiro evento, ou seja, o Encontro Beleza Preta, assim chamado pela relevância da construção de identidade e auto estima do negro ao abordarmos questões estéticas característicos do negro como o cuidado com o cabelo crespo e cacheado, dicas de maquiagem e elementos culturais”, contou.

Na segunda edição, o encontro com o apoio dos organizadores do evento Curau aconteceu no Largo dos Pescadores. “A última edição foi a ‘Feira Cultural Beleza Preta‘ que aconteceu no último dia 03 de novembro em comemoração do aniversário da Casa do Hip Hop. O evento foi uma parceria com a Casa que contou com uma vasta exposição de itens voltados para o público negro como turbantes, brincos, itens para cabelo, vestuário, batas africanas, acessórios variados entre outros, todos de empreendedores negros e negras da região”, concluiu Lia Martins, professora e Oficial Administrativo, que também faz parte do coletivo.

 SERVIÇO — Encontro Beleza Preta neste domingo (18), às 10h, no Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(Ana Caroline Lopes)