Comdef abre Semana da Luta da Pessoa com Deficiência

Na segunda-feira (17), Neto Guidotti ministrou palestra com o tema “Vida Inclusiva”, no auditório da Semtre (Foto: Divulgação)

O Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) realiza até sábado (22) a 7ª edição da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência com diversas atividades esportivas, educacionais, recreativas e também exposições e palestras de esclarecimento e conscientização sobre os direitos deste grupo da sociedade. As ações acontecem em diferentes locais e instituições apoiadoras da semana. Ontem, aconteceu palestra na prefeitura e integrantes do conselho utilizaram a tribuna popular da Câmara dos Vereadores.

Coordenador do Comdef, Leandro de Assis Catalini Souza destacou a importância da semana que promove mais visibilidade aos deficientes. “Eu acho muito legal, porque todos os deficientes estão sendo mais vistos na sociedade. A gente luta por direitos, não por privilégios, nós queremos que nossos direitos sejam exercidos. Esta semana dá bastante visibilidade à pessoa com deficiência, referente à inclusão, acessibilidade e que as pessoas vejam que nós somos pessoas iguais às outras, com direitos”, disse Souza.

Entre as atividades de hoje estão a apresentação de Goalball no Sesi Piracicaba (Vila Industrial), à tarde, e apresentação do Grupo de Karatê do Espaço Pipa – Síndrome de Down, à noite, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) campus Taquaral; amanhã de manhã tem a presença do grupo de massoterapeutas da Avistar na Galeria da Unimep (Taquaral), à tarde tem o Café Sensorial na sede da entidade Avistar (Pq. Santa Cecília), e à noite palestra sobre autismo na Faculdade Anhanguera e apresentação e atividade artística na Unimep. Na quinta-feira (20), das 14h às 16h, o Legislativo Municipal recebe o debate “Mobilidade para todos” e, à noite, tem atividade de vivência e regras sobre o basquete sobre rodas, no ginásio da Unimep (Bloco 11).

Na quinta-feira (21), a programação segue com a caminhada pela inclusão e apresentação de entidades e associações da pessoa com deficiência – Passo a Passo, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Espaço Pipa, Avistar e Auma saindo do Mercado Municipal indo até a Praça José Bonifácio; à tarde tem amistoso de futsal com a Seleção Brasileira de Síndrome de Down no CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba); à noite tem palestra com o tema “Os Dez Anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008-2018)”, na Unimep (auditório verde).

No encerramento, sábado (22), o auditório do Centro Cívico recebe palestra ‘Piracicaba acessível Resgate Histórico da Implantação de Projetos Municipais”, com Maria Cristina Dal Pozzo Arzolla, às 9h, seguido de apresentação de dança de cadeira de rodas, com Adriana Pagiaro; à tarde tem jogo jogo do Campeonato Paulista de Basquete sobre rodas AAPP x ADAD em comemoração ao ‘Dia Nacional do Atleta Paraolímpico‘, no ginásio municipal Waldemar Blatkauskas.

Além disso, desde ontem, o prédio da prefeitura recebe exposição de fotos “Piracicaba acessível”, com curadoria de Maria Cristina Dal Pozzo Arzolla; e a Unimep apresenta a exposição fotográfica do “Projeto Inspiração”, de Cacá Dominique. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

(Felipe Poleti)