Começa hoje a 44ª Festa do Milho de Tanquinho

A 44ª Festa do Milho de Tanquinho abre as portas hoje e segue pelos próximos três finais de semana. Entre voluntários, terceirizados e policiais, são mais de 300 pessoas envolvidas no evento, que tem apoio do JP e da Revista Arraso. Um dos fatores fundamentais para essa longevidade é o engajamento de moradores da região, que trabalham há décadas como voluntários. Entre eles está a escriturária Eleni do Carmo Lopes da Silva, 56, que já atuou em diversas áreas da festa ao longo de 40 anos de voluntariado.
 
Nascida e criada em Tanquinho, Eleni começou a ajudar na Festa do Milho como garçonete aos 15 anos. Participar do evento é algo tão recorrente em sua vida que ela mal se recorda de como começou a colaborar. 
 
“Acho que aconteciam as festas e chamavam as famílias, todos colaboravam. A gente já nasce no meio (risos)”, contou Eleni. 
Com o tempo, Eleni passou a trabalhar no caixa. Há quase 20 anos atua na cozinha, sendo a responsável por coordenar a produção do curau, do bolo e do suco de milho. Ao todo, 50 pessoas trabalham com ela. 
 
A família de Eleni também é responsável pela cozinha do cuscuz. Seu filho, de 19 anos, também ajuda na festa. 
 
Após quatro décadas de voluntariado, a escriturária entrou para o conselho fiscal da festa. Apesar de tanta experiência, ela admite que ainda há um nervosismo quando o início do evento se aproxima.
 
“A preparação começou há basicamente um mês. O trabalho vai da sexta ao meio dia e só acaba no domingo, às 18h. Já trabalhei muito aqui, mas todo ano ganho mais alguns cabelos brancos (risos)”, disse Eleni.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO — Hoje, os portões se abrem às 11h. Até às 14h30 acontece o almoço, que conta pratos típicos e porco no rolete. No mesmo horário ocorre a apresentação da cantora Thais Regiane no Palco Dois. 
 
O Palco Dois recebe em seguida, das 14h às 18h30, o Baile da 3ª Idade, com o musical Novo Tok. Depois, das 21h30 às 00h, acontece o show da Banda Mirage. 
 
Já as atrações do Palco Principal começam às 20h, com a abertura oficial do evento. Às 20h30 há show com Bebeto Kassula e Denis e Adriano. Para finalizar, das 22h às 1h, é a vez do baile da Banda Acrópolis. 
 
Amanhã a festa também começa às 11h com o tradicional almoço, além da música ao vivo da dupla Matheu e Denilson no Palco Dois. No mesmo palco, das 15h às 17h30, Rodrigo Torres e Banda animam o evento. 
 
O Palco Principal terá três shows no domingo: Pedro e Pedrinho às 12h30, Gustavo e Gabriel às 15h, e Anderson Tomé e Banda às 16h. A festa termina às 20h. 
 
A entrada é franca todos os dias. Porém, aos sábados, depois das 18h, é necessário pagar ingresso, que custa R$ 6. Crianças até 10 anos não pagam, assim como idosos com mais de 65 anos. . O endereço é Rua Américo Faganello, 140, bairro Tanquinho, em Piracicaba.