Começa hoje Mostra Sesi de Música Erudita

show Duo Scofano e Minetti com a série:A música pelo mundo. (Foto: Valeriano Fernandez)

A IV Mostra Sesi-SP de Música Erudita começa hoje, no Sesi de Piracicaba. Os shows gratuitos acontecem a partir de hoje e vão até sábado (25). Hoje e amanhã, o evento ocorrerá às 15h (aula-concerto) e às 19h30, e sábado, às 19h30, com abertura inédita do Orquestrando São Paulo e do Núcleo de Música do SESI-SP. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Assim como outros projetos do SESI-SP, a Mostra tem a proposta de difundir o gênero por todo o Estado e democratizar o acesso à cultura. A programação investe na diversidade da expressão artística para formar público para a música erudita. Durante as apresentações, há a oportunidade de aproximar a plateia dos artistas durante um bate-papo. São divididos em quatro séries temáticas, A Música pelo Mundo, Compositores Nacionais, Crossover e História da Música.

A Música pelo Mundo exibe a importância dos diferentes países na formação musical e instrumental de seus compositores. A série Compositores Nacionais expõe a originalidade dos músicos eruditos brasileiros e seus alcances que se projetam até o âmbito internacional. Da junção de dois ou mais gêneros musicais nasce a série Crossover, que traz o importante e gracioso diálogo existente entre o popular e o erudito. Uma viagem aos períodos que marcaram a trajetória do erudito é o que propõe a série A História da Música.

A novidade deste ano fica por conta do Orquestrando São Paulo e do Núcleo de Música do SESI-SP, responsável pela abertura dos espetáculos. Hoje, a apresentação ocorre com a participação de Duo Scofano e Minetti com a série: A música pelo mundo. No concerto Estaciones, Ricardo Scofano e Alfred Minetti unem as sonoridades do bandoneón e do piano para ressaltar a pluralidade da música em todos os seus ângulos. Já às 15h, haverá aula de concerto, na qual toda a comunidade está convidada a participar com um bate-papo que tem o objetivo de levar um panorama histórico e contextual sobre os diferentes gêneros musicais.

PROGRAMAÇÃO – Amanhã as apresentações continuam. O compositor, produtor e tecladista brasileiro, Corciolli celebra seus 25 anos de carreira, apresentando repertório autoral com músicas inéditas e composições emblemáticas de sua trajetória através da série Crossover. No sábado, com a série compositores nacionais, o grupo Tremerata apresenta os principais compositores brasileiros do gênero com arranjos diversificados e clima descontraído.

SERVIÇO– IV Mostra de Música Erudita hoje, no Teatro do Sesi Piracicaba (Av. Luiz Ralf Benatti, 600, Vila Industrial). Entrada gratuita. Reservas poderão ser antecipadas pelo Meu SESI – (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Informações: (19) 3403-5900 / 3403-5940.

(Da Redação)