Começa o Piracicaba Cidade Leitora

Doações podem ser feitas em vários pontos da cidade; livros serão distribuídos em bibliotecas comunitárias. (Foto: Divulgação)

Teve início, a campanha de coleta de livros ‘Piracicaba Cidade Leitora’, no qual já possuí 22 pontos de coleta. A campanha é organizada pelo Coletivo VaLendo em parceria com o Sesc e apoiado por empresas, órgãos públicos e espaços culturais da cidade e Jornal de Piracicaba.

“A campanha tem como objetivo arrecadar livros para levar em bibliotecas comunitárias e, principalmente, nas preferias e comunidades mais carentes, na intenção de estimular a leitura”, informou Chico Galvão um dos fundadores dessa iniciativa.

O movimento de leitura tem uma gestão democrática sem fins lucrativos e partidários.

Os pontos de coletas estão em diversos locais da cidade. A Bauhaus Piracicaba – Polo EAD Unifran, por exemplo, ficará com a caixa de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, já o Museu Pedagógico Prudente de Moraes receberá de terça a sexta-feira das 9h às 17h. As coletas são recebidas em caixas de papelão com o símbolo da campanha, somente não serão aceitos livros didáticos, paradidáticos ou de cunho religiosos.

A campanha se estenderá até o dia 27 de outubro e, atualmente, o Coletivo VaLendo já arrecadou 300 livros. O estímulo na educação tende a aumentar os campos pedagógicos na formação. “O hábito da leitura faz bem, aumenta o vocabulário quando criança, e estimula a criatividade quando adulto. Quanto mais gente somar – entidades, empresas – mais teremos pessoas incentivadas à leitura, bem como à consciência da cidadania”, esclarece uma das integrantes da campanha, Ninfa Zamprogna Barreiros.

 

Larissa Anunciato
[email protected]