Comércio varejista estará fechado no Carnaval

Os trabalhadores do comércio de Piracicaba não trabalharão na segunda-feira, 12, e terça-feira, 13, seguindo norma estabelecida em convenção coletiva assinada em novembro de 2017 pelos Sincomércio (patronal) e Sincomerciários (empregados). Segundo a regra, os funcionários que trabalharam no feriado de 8 de dezembro do ano passado terão a compensação no Carnaval, no entanto, as lojas que não abriram em dezembro ou os comerciários que não atuaram na ocasião, estão liberados para trabalhar na data.
 
Conforme lembrou o presidente do Sincomério Piracicaba, Itacir Nozella, a abertura é facultativa e cabe a cada lojista definir a melhor opção para o seu negócio. “Normalmente, os comerciantes optam por não trabalhar no Carnaval, pois a maioria prefere abrir em dezembro”, disse o empresário ao lembrar que na Quarta-Feira de Cinzas, 14, o funcionamento é em horário normal, das 9h às 18h.
 
Roberto Previde, presidente do Sincomerciários, destacou que o varejo estará fechado, porém algumas lojas como mercados, hortifrutis, postos de combustíveis, por exemplo, terão funcionamento facultativo, respeitando a convenção coletiva. “Estaremos nas ruas para fiscalizar e ter certeza que não esteja havendo abusos. Se houver, vamos multar”, ponderou.
 
De acordo com o Sincomércio, os dias que antecedem o Carnaval costumam movimentar o comércio da cidade com a venda de fantasias, acessórios e adereços. “As lojas já estão cheias de artigos carnavalescos para animar os foliões e o movimento é grande. Piracicaba tem alguns blocos de rua e programação diária nas imediações da Rua do Porto durante a festa, além dos tradicionais bailes em clubes, o que aumenta a procura por artigos de Carnaval. Esta procura ajuda diversos segmentos a finalizar suas vendas de verão”, lembrou Nozella.
 
Segundo lembrou Roberto Previde, 2018 começou bem, apesar de o mês de janeiro ser um mês de pouca venda. “A contratação está devagar, o que é comum para o mês, porém, o que vem desacelerando são as demissões. Ou seja, estamos contratando mais do que demitindo, o que é ótimo para o setor e para a economia local e nos anima para um possível semestre positivo”, completou.
 
 
SHOPPING – No Carnaval, o Shopping Piracicaba funcionará em horário especial. Na terça-feira, as lojas abrirão das 12h às 20h e as áreas de alimentação e lazer, das 11h às 22h; nos dias que antecedem a data, o local funciona de acordo com seu horário normal de atendimento ao público, bem como na Quarta-feira de Cinzas.