Comida caseira com tempero de mãe

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br

Poucas coisas na vida nos transportam no tempo e trazem tanta nostalgia quanto os alimentos. Um doce que nos transporta para um momento da infância, um molho que nos leva imediatamente para a aconchegante casa dos avós… E, para grande parte das pessoas, o que faz falta mesmo é a comida quentinha e cheirosa que a mãe fazia todos os dias no almoço.

Não é fácil crescer e deixar para trás todas as delícias da infância, mas o tempo é um senhor implacável. Na correria do dia a dia da vida adulta, é difícil manter uma alimentação saudável e equilibrada, e vira e mexe bate aquela vontade de saborear uma comida caseira, feita pelas mãos de fada da mãe.

A Padaria do Rosário tenta resgatar esse prazer alimentar nos almoços de todos os dias. O estabelecimento oferece um buffet diário com 21 opções de pratos quentes e 14 tipos de saladas. Tatiane Fuly, proprietária da padaria, defende que os alimentos devem ser preparados da forma mais natural possível. “Aqui na Rosário é tudo caseiro, desde o alho que é descascado aqui mesmo, e até os temperos, que não são nada artificiais”, garante ela. “Prezamos pela culinária caseira, que o cliente come e percebe que parece a da avó”.

A comida na padaria é preparada por duas cozinheiras experientes, Graziela e Edna, que chegam no local cedinho, às 7h, para garantir que o almoço esteja prontinho e seja servido à 11h. A preparação é feita em fogão a gás e até alguns cortes de peças de carnes as cozinheiras fazem por conta própria, com o maior capricho.

A Padaria do Rosário foi fundada há 15 anos e Tatiane conta que o estabelecimento sempre esteve na mesma rua que lhe nomeia, no Centro de Piracicaba, mas que no início trabalhavam apenas com panificação. O interesse pelo buffet começou a surgir entre os clientes do local, que trabalhavam em empresas ou estavam hospedados em hotéis próximos, e há três anos a proprietária decidiu assumir o risco.

O almoço começou a ser servido com 12 tipos de comidas quentes e 8 tipos de salada, e o endereço do número 972 começou a ficar apertado para o fluxo de visitantes – na hora do almoço era quase impossível achar um lugar vago para sentar. Foi necessário achar um lugar maior e a padaria foi transferida para outro imóvel na mesma rua.

Hoje, a Padaria do Rosário já se tracionalizou em servir um almoço quentinho e Tatiane credita esse sucesso ao cuidado na preparação das refeições. “É de grande importância para nós trabalhar com produtos de qualidade e sem usar nada que possa modificar a qualidade dos alimentos”, diz.” Além disso, as meninas que são nossas atendentes são extremamente atenciosas e cativam os clientes, fazendo com que eles se sintam em casa, o que também considero muito importante”.

A padaria serve o almoço de domingo a domingo, das 11h às 14h, além de oferecer não só a comida por quilo, mas também pratos feitos e marmitex, que podem ser retirados no local. Os valores variam de R$ 9,90 a R$ 15.

SERVIÇO

A Padaria do Rosário fica localizada na Rua do Rosário, nº 1020, no centro de Piracicaba. O telefone é o (19) 3422-1007.