Concurso tem proporção de 250 candidatos por vaga

O concurso público 02/2018 que abriu 26 vagas para a Secretaria Municipal da Educação teve 8.918 pedidos de inscrição, mas 6.517 pagaram as taxas de inscrições e vão disputar o processo. Segundo a Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura de Piracicaba, isso significa que haverá a disputa de 250 candidatos para cada vaga oferecida em quatro cargos. A publicação de edital com os nomes das inscrições confirmadas, ou não, foi feita no Diário Oficial do Município de ontem e também está disponível no site da prefeitura e da empresa Litteris Concursos, responsável pela realização do certame.

Das inscrições confirmadas, 3.011 foram para a vaga de professor de Ensino Fundamental, 1.865 para merendeiro, 1468 para secretário de escola e 173 para orientador de alimentação escolar. Além, disso, foram solicitadas 651 vagas para afrodescendentes e 23 para portadores de deficiência. “Com o crescimento das unidades de educação da Rede Municipal, aliado ao número de servidores que se aposentaram ou estão afastados por questões de saúde e maternidade, o quadro da Secretaria de Educação não consegue suportar normalmente a demanda de serviços, exigindo trabalho em regime extraordinário. Diante disso e para adequar o quadro de servidores à demanda de trabalho é que foi aberto este Concurso Público”, afirmou o secretário de Administração, Erotides Gil Bosshard.

As datas previstas para realização das provas objetivas para todos os cargos será em 21 de outubro, mesmo dia em que acontece a prova discursiva para professores de Ensino Fundamental. No dia 2 de dezembro ocorre a prova prática para os cargos de secretário de escola e merendeiro. As vagas são pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período para merendeiro, orientador de alimentação escolar e secretário de escola e de um ano para professor de ensino fundamental.

Segundo a Comissão de Concursos da prefeitura, o candidato que verificar não ter sido efetuada a inscrição ou não constar seu nome da lista de inscrições deferidas poderá interpor recurso contra a relação divulgada hoje (20) e amanhã (21). O edital de deferimento das inscrições homologadas será publicado na internet dia 26.

As provas objetiva, discursiva e prática são de caráter eliminatório e classificatório. De manhã, as provas terão início às 8h e, à tarde, às 14h.

(Felipe Poleti)