Concursos abrem 263 vagas para diversas áreas de atuação

As prefeituras de quatro cidades — inclusive Piracicaba — estão com concursos públicos e processos seletivos abertos para 263 vagas disponíveis. Os processos aquecem o mercado de cursinhos preparatórios. 
 
O maior deles foi aberto pela Prefeitura de Tatuí, que pretende selecionar 158 servidores (de ensino fundamental, médio e superior) para os cargos de coletor de lixo, auxiliar de cuidador social, agente de trânsito, cuidador social, guarda vidas, motorista, professor, médico anestesiologista, angiologista, cardiologista, endocrinologista, ginecologista, hematologista, infectologista, neurologista, oftalmologista, oncologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, radiologista, reumatologista, urologista e médicos plantonista, de saúde de família e do trabalho. Os salários vão até R$ 10.334,51/mês. 
 
Em Araras, o concurso é para 58 vagas. Para pessoas que estudaram até o ensino fundamental, as oportunidades são para calceteiro, carpinteiro, coveiro, tratorista operador de máquinas, eletricista, eletricista de autos, encanador, mecânico de manutenção, motorista, pedreiro, pintor e soldador ajustador. Para o nível médio e técnico, a prefeitura está com vagas disponíveis para agente funerário, auxiliar administrativo, fiscal de núcleo habitacional, secretário da junta de alistamento militar, auxiliar de farmácia, técnico agrícola, técnico de enfermagem e técnico de segurança do trabalho. Já as funções de nível superior são: assistente social, coordenador do educativo, dentista especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, dentista periodontista, enfermeiro, engenheiro agrônomo, jornalista, nutricionista, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, médico clínico geral, dermatologista, endocrinologista, endocrinologista infantil, geriatra, ginecologista e obstetra, neurocirurgião, neurologista, neuropediatra, ortopedista, pediatra, psiquiatra, radiologista, reumatologista, médico socorrista adulto, médico socorrista infantil e médico veterinário.
 
Também há vagas para Piracicaba. A prefeitura publicou esta semana o seu edital com vagas para almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, técnico de segurança do trabalho, cirurgião dentista e fisioterapeuta. 
 
A única a abrir processo seletivo — que contrata temporários e não efetivos — foi a Prefeitura de Saltinho, que vai selecionar professores educação infantil e motorista. As informações sobre prazos e inscrições estão nos sites oficiais de cada município.
 
Se em tempos de economia em expansão os cargos públicos são cobiçados, a crise vivida pelo Brasil nos últimos três anos faz com que eles fiquem ainda mais atrativos. Bons salários e, principalmente, a estabilidade faz com que muitos candidatos procurem ajuda profissional na hora de se preparar para um concurso. Em uma escola na Rua do Rosário, há grande demanda de interessados que buscam por cursinhos. “Vamos preparar até o dia da prova e faremos um simulado. O cargo mais procurado é o de auxiliar administrativo”, revelou a gerente, Fátima Schimidt, sobre o concurso de Piracicaba.