Confiança do Consumidor cresce 15% em 12 meses

Apurado mensalmente pelo Simcomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba), o Índice de Confiança do Consumidor subiu pelo segundo mês consecutivo, chegando ao maior valor da série, de 131,4 pontos. A alta é de 15% nos últimos 12 meses janeiro de 2018 a fevereiro de 2017 e de 6,6% na comparação entre os meses de janeiro deste ano e 2017, quando foi iniciada a pesquisa. 
 
Segundo o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, o resultado mostra a melhora do otimismo do consumidor piracicabano e que, o aumento por dois meses seguidos e em relação ao ano anterior, reflete uma retomada de confiança e nas expectativas de compra do piracicabano. “Apesar de janeiro e fevereiro serem considerados meses fracos, já conseguimos ver uma melhora nas vendas”, completa. O Índice de Confiança do Consumidor é apurado mensalmente pelo Sincomércio desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 600 consumidores no município e o objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
 
Normalmente, no início do ano o ICC registra alta devido ao reajuste do salário-mínimo. Além disso, conforme explicou Nozella, na passagem de 2017 para 2018, alguns fatores contribuíram para um cenário mais positivo “como a inflação fechando o ano abaixo do piso da meta, melhora no mercado de trabalho e boas perspectivas de crescimento”, explica a assessoria da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo)”.