Confira as vantagens e desvantagens do home office

Trabalhar em casa é uma tendência, porém é bom avaliar pós e contras da atividade

A montagem de um escritório em casa oferece vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas criteriosamente observando os pontos de vista familiar, profissional e empresarial. O principal atrativo do home office é a realização do sonho, acalentado por muitos, de ser o seu próprio patrão. É gratificante do ponto de vista pessoal e vantajoso economicamente, mas apresenta algumas desvantagens. Vamos, então, direto ao assunto, com os prós e os contras de ter um escritório em casa.

VANTAGENS

PESSOAIS e FAMILIARES

Proximidade da família (a qualquer momento, você pode ir até lá e dar um abraço no seu fi lho(a), brincar com ele e fazer um carinho no cachorro que, claro, também faz parte da família; Maior independência (é só acordar e ir para o trabalho no quarto ao lado); Redução do estresse decorrente do trânsito (e nem pegar o carro, ouvir buzinas, encarar fi las, procurar estacionamento, fazer baliza, correr o risco de acidentes e de ser multado; Alimentação mais saudável; e incorporação da família à atividade.

PROFISSIONAIS
Maior liberdade profissional (você pode expandir seus conhecimentos profissionais na direção que desejar, sem ficar enquadrado somente nas habilidades que seu trabalho requisita); Privacidade,
desde que planejada (no seu local de trabalho, trancado a sete chaves, ninguém poderá te incomodar, desde que não seja uma emergência, é claro); Redução de custos (aluguel, transporte, refeição e infraestrutura básica); Facilidade de obtenção de franquias que não exigem pontos comerciais; Definição do próprio horário de trabalho; Planejamento dos próprios rendimentos; Rendimentos superiores aos níveis convencionais de mercado.

EMPRESARIAIS
Economia com empregados e encargos sociais (Sem INSS, folha de pagamento, contracheque, licenças e todos os encargos que um funcionário tem direito); Facilidades de mudança do ramo de atividade, em caso de insucesso; Oferecimento de produtos e serviços melhores, com custos menores; Vantagens fi scais para as microempresas, como a dispensa do IR (fi que livre da mordida do
Leão e ainda obtenha vantagens para sua microempresa); Otimização de atividades; Atendimento ao cliente 24 horas por dia (Serviço VIP); Reforço à terceirização e à profissionalização de serviços.

DESVANTAGENS
Pessoais e Familiares Perda da privacidade pessoal (ter a família perto pode ser bom, mas também ser ruim. Ser chamado a todo instante para assuntos familiares no meio do trabalho
não é legal); Possibilidade de excesso de carga de trabalho; Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina; Tendência ao isolamento social (para quem mora só).

PROFISSIONAIS
Falta de atualização profissional em processos gerenciais; Ambiente de trabalho confinado (anti-social).

EMPRESARIAIS
Difícil sucessão, em caso de necessidade de transição (se você adoecer ou precisar tirar umas férias, não haverá ninguém para te substituir); Interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais); Preconceito no mercado formal, em caso de empresa não registrada); Dificuldades de obtenção de créditos, em caso de empresa informal.

 

Da Redação