Congresso Brasileiro de Turismo Rural acontece em Piracicaba

Esalq recebe, hoje e amanhã, evento nacional de turismo. (foto: Claudinho Coradini/JP)

O turismo, atrelado ao meio r ural, tem se transformado em uma importante atividade econômica e cultural. Na esteira dessa união, surgem diversas ações e demandas atreladas às políticas públicas, à sustentabilidade, à preservação do patrimônio, à educação ambiental, à gastronomia, às novas tecnologias etc. Essas e outras instâncias serão abordadas hoje e amanhã durante o 11º Congresso Brasileiro de Turismo Rural (CBTR).

O evento é bianual e este ano será realizado em Piracicaba, na Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz (Esalq/USP). As atividades vão das 8h às 19h, no Anfiteatro do Pavilhão Engenharia O CBTR é dirigido a estudantes de Turismo, Geografia, Sociologia, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Empreendedores rurais e também a profissionais e pessoas interessadas no assunto.

A programação contemplará um conjunto de atividades, entre palestras, mesas, relatos de experiências, apresentações artísticas, mostra de produtos e serviços de turismo rural e lançamento de livros. O tema desse ano é Turismo Rural e Territórios Criativos e os debates ocorrem inseridos nos seguintes Grupos de Trabalho: Indicação Geográfica, Denominação de Origem (selos de qualidade) e Turismo Rural (GT1); Políticas Públicas, Legislação no campo e redes no Turismo Rural (GT2); Comunicação, novas tecnologias e Temas Emergentes no Turismo Rural (GT3); Inovações agroalimentares e turismo rural (GT4); Turismo Equestre, iniciativas inovadoras do setor em espaço rural (GT5); Cultura, Patrimônio e Gastronomia no Espaço Rural (GT6); Turismo Pedagógico e Educação Ambiental no Campo (GT7) e TR e Ambiente (GT8).

O evento é uma realização da Esalq, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Instituto Brasil Rural, com apoio do Cepea, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Pecege. Informações pelo link: https://bit.ly/2RU4wAT.

Da Redação