• Conheça Campos do Jordão
  • Conheça Campos do Jordão
  • Conheça Campos do Jordão
  • Conheça Campos do Jordão
  • Conheça Campos do Jordão

Conheça Campos do Jordão

O frio está chegando em Piracicaba e em todo o Brasil. Com as temperaturas baixas, os turistas apaixonados pelo calor estão ficando cabisbaixos, já que destinos como Rio de Janeiro, Salvador e Fernando de Noronha não ficam tão atraentes entre junho e agosto. Mesmo com o inverno, diversos lugares se destacam no país e um deles fica pertinho daqui: Campos do Jordão. Distante há aproximadamente 330 km de Piracicaba, a pequena cidade (pouco mais de 51 mil habitantes) é conhecida como a “Suíça Brasileira”. O município faz jus ao nome, já que seu charme, principalmente no inverno, é único e inconfundível.

VILA CAPIVARI

Para os recém-chegados à cidade dispostos a aproveitar suas férias, a Vila Capivari é um ótimo destino de chegada, já que, com diversos bares e restaurantes, é o local onde tudo acontece em Campos do Jordão. Sua vida noturna é recheada de opções, alegrando tanto solteiros quanto casados. Para quem deseja fazer algumas comprinhas, se surpreenderá com a quantidade e a qualidade de lojas e shopping presentes no local, desde roupas até as lembrancinhas para familiares e amigos.

MORRO DO ELEFANTE

Saindo do centro de Capivari e chegando no Parque do mesmo nome, está o Morro do Elefante, em dos cartões-postais de Campos de Jordão. O teleférico, que seu formato lembra a tromba de um elefante, proporciona uma vista única e deslumbrante para seus visitantes. O passeio não termina quando se chega ao alto, já que o local ainda conta com o Parque do Elefante, uma atração gratuita, com estátuas de fibra de vidro que mostram diferentes espécies do animal, incluindo os mamutes. Na parte de baixo do Morro, a melhor opção são os pedalinhos em forma de cisne.

CERVEJARIA

Os apaixonados por cerveja não podem deixar de conhecer a fábrica da famosa Baden Baden, criada justamente em Campos do Jordão, em 1999. O passeio no local dura aproximadamente uma hora e o visitante verá de perto como é o processo de composição da bebida. Logo após a parte didática, vem a parte de degustação da bebida, a preferida pelos cervejeiros.

PICO DE ITAPEVA

A cidade já é a mais alta do Brasil, localizada há 1.628 metros acima do nível do mar. Para se sentir nas alturas e aproveitar uma das vistas mais bonitas da região, o local recomendado é o Pico de Itapeva, com uma altura de 2.030m. Além de ser uma bela paisagem da natureza em dias limpos, do alto do Pico é possível ter uma visão de 15 cidades da região, entre elas Pindamonhangaba (cidade a qual realmente pertence o lugar), Guaratinguetá e Aparecida.

HORTO FLORESTAL

O Horto Florestal é a opção mais ecológica do município, já que sua área de 8.300 hectares é cortada por trilhas cercadas por árvores centenárias, flores e a mata nativa. Além de caminhar, o local é perfeito para um piquenique, tudo em constante contato com a natureza. A trilha da Cachoeira Celestina é a preferida dos aventureiros, que dura cinco horas, porém tem que ser agendada com antecedência.

FESTIVAL DE INVERNO

Criado em 1970, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, inspirado pelo Festival de Tanglewood, nos Estados Unidos, é considerado o maior evento de música erudita da América Latina. O evento ocorre no mês de julho e além de concertos, seu programa pedagógico é riquíssimo, com aulas e bolsas de estudo concedidas para jovens músicos.

Mauro Adamoli