Conjunto de Câmara no Museu

museu Conjunto de Câmara da Empem se apresenta no Museu . (Foto: Rodrigo Alves)

Hoje, às 19h30, durante a 5ª Semana de Cultura Artística, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebe o Conjunto de Câmara da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) com apresentação de música clássica. Além de composições do alemão naturalizado brasileiro que dá nome à instituição, peças de Telemann, Vivaldi e Sibelius estão no repertório. A entrada é gratuita.

Sob coordenação do professor Paulo Souza, que toca como segundo violino, os outros integrantes e instrumentistas que integram o conjunto são Fhelipe Serafim e Victor Travaglini (primeiro violinos), Maria Thereza Sant’Ana Ocaña (segundo violino), João Vitor Sandoval (viola) e Lucas Mazzero Fernandes (violoncelo).

Composta por Ernst Mahle originalmente para quarteto de cordas, ‘Viajando pelo Brasil nº 1’ é a peça que abre o programa. A suíte reúne melodias folclóricas encontradas por Mahle nos estados do Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais e São Paulo. Também de Mahle, foi incluída ‘Nesta Rua’, cuja inspiração para o arranjo vem de tradicional cantiga popular e ‘Suíte Infantil‘, do compositor húngaro Béla Bartók, com arranjos de Mahle.

O violista João Vitor Sandoval interpreta ‘Concerto para Viola e orquestra em Sol maior’, única obra do compositor alemão Telemann para este instrumento e um dos primeiros concertos de viola da história. Também integram o programa ‘Sinfonia em Ré maior’, peça em três movimentos de Antonio Vivaldi, e ‘Andante Festivo’, composta em 1922 para quarteto de cordas por Jean Sibelius.
A 5ª Semana de Cultura Artística é realizada pela SemacTur (Secretaria de Ação Cultura e Turismo) e traz diversa programação até sexta-feira (7). Entrada Gratuita. Informações: (19)3422-3069.

( Da Redação)