Consciência Negra é tema de evento na escola

evento Alunos e professores durante a organização do evento que aconteceu ontem. ( Fotos: Amanda Vieira/JP)
evento
Engajamento é geral e conta até com ex-alunos.

Alunos da Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, no bairro São Dimas, realizam hoje, das 10h às 16h, evento cultural em homenagem ao dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Idealizado por profissionais da escola e montado pelos alunos, o evento homenageia a cultura africana por intermédio de palestras, oficinas,apresentações musicais e de dança. Esta é a segunda vez que a escola promove evento para enaltecer a cultura e os costumes da comunidade negra. Ano passado, cerca de 500 pessoas participaram das festividades. A entrada é gratuita e aberta ao público.

De acordo com a diretora da escola, Miriam Henrique de Araújo, o evento envolve todas as disciplinas do currículo escolar. “Este ano, o meu primeiro como diretora da escola após 15 anos trabalhado nesta unidade, fizemos uma parceria com ex-alunos da instituição – que agora já estão na graduação – para que nos ajudassem com o evento e também com coletivos de luta da cidade. Com isso, conseguimos montar um evento rico de informações. A escola inteira está engajada. É emocionante ver todos os alunos participando dessa maneira”, explicou Miriam.

O evento é aberto às 10h com um sarau, em seguida será ministrada palestra com docentes da instituição de ensino, que abordarão a escravidão e suas heranças. Mulheres à frente da luta também será tema de debate, além de oficinas de cabelo afro, apresentação de música nordestina, oficina de maculelê, danças urbanas e batalha central”, detalhou a diretora.

“Esse é um trabalho riquíssimo de informação e formação cultural dos alunos, pois trabalha diferentes culturas, explica as nossas origens e promove a integração dos temas com os discentes. Falar sobre a igualdade entre raças é de suma importância, principalmente dentro de uma instituição de ensino. Temos professores empenhados em desenvolver assuntos considerados polêmicos na sociedade, mas que precisam ser debatidos para o fortalecimento da sociedade”, acrescentou a diretora sobre a importância do evento.

SERVIÇO: Evento cultural em homenagem a cultura africana, hoje, das 10h às 16h, na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres (rua Fernando Febeliano da Costa, 429, São Dimas). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3422-3222.

(Raquel Soares)