Conservatório de Tatuí homenageia Ernst Mahle

“Cada música carrega uma parte da história de meu marido”, comentou Cidinha Mahle, esposa de Enrst Mahle. (Foto: Divulgação)

Hoje, às 19h30 o maestro Ernst Mahle será homenageado no Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí dentro da programação do ano em que ele completa 90 anos. Para a homenagem, foi organizado o 14º Concurso Interno de Piano em que os participantes deste ano tocarão obras assinadas por Mahle. Os primeiros colocados apresentarão em sua honra no Teatro Procópio Ferreira, também na cidade de Tatuí.

“Cada música carrega uma parte da história de meu marido”, comentou Cidinha Mahle, esposa de Enrst Mahle. De acordo com ela, o maestro já recebeu inúmeros méritos, o que demonstra a importância de seu trabalho para a música clássica no país.

A homenagem, que integra os 90 anos do maestro e compositor, també enaltece seu trabalho em favor da educação musical às crianças, adolescentes, jovens e adultos. O realizador dessa ideia foi o violista, ex-aluno da Empem (Escola de Música de Piracicaba Ernst Mahle) e atual coordenador da Secção de Música Erudita do Conservatório, Renato Bandel.

PIRACICABA

Em Piracicaba os cantores e pianistas farão seu tributo a Mahle no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 19h30, na Sala de Concertos Dr. Mahle. O Coro da Câmera de Piracicaba encerrará o evento.

TRAJETÓRIA

Enrst Mahle nasceu na cidade alemã Stuttgart em 1929, estudou composição com o compositor austríaco Johann Nepomuk David e depois, já no Brasil, com o alemão e, atualmente, ex-diretor do Conservatório de Tatuí, Hans-Joachim Koellreutter, além de outros mestres da música como Olivier Messiaen, Wolfgang Fortner e Ernst Krenek.

O maestro e compositor também estudou regência com Lovro von Matačić, Mueller-Kray e Rafael Kubelík.

Aos 22 anos, Mahle veio ao Brasil e dois anos depois ajudou a fundar a Empem e dirigiu e lecionou por 50 anos no local.

Em 1963 naturalizou- -se brasileiro e dois anos depois recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”. Atualmente, Mahle é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e membro da Academia Brasileira de Música.

Larissa Anunciato
[email protected]