Consórcio PCJ faz parte de Comissão para Revitalização de barragem de Salto Grande, em Americana

Consórcio PCJ debaterá formas de recuperação da barragem (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Na última sexta-feira (1º) aconteceu reunião no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana (SP) para discutir a situação da Represa do Salto Grande. Durante o encontro, o Consórcio PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) foi indicado a participar do grupo formado na ocasião para debater formas de recuperação do empreendimento, chamado de Comissão para Revitalização da Barragem do Salto Grande.

O evento contou com a participação de 250 pessoas. Pelo Consórcio PCJ, compareceram o secretário executivo, Francisco Lahóz, destacou que Câmara Técnica de Planejamento dos Comitês PCJ está concluindo a revisão do Plano de Bacias, que possivelmente implicará na implantação de tratamento terciário de efluentes em municípios acima da Represa de Americana. Porém, ele pontuou a necessidade de maior envolvimento das cidades da região com o tema, o que não se tem notado na participação dos municípios com a atualização do plano, inclusive alguns localizados acima do reservatório.

O secretário executivo do Consórcio PCJ ainda abordou sobre o problema de captações existentes na represa e na área de chegada (remanso) do Rio Atibaia, onde os níveis são difíceis de serem mantidos, dificultando o manejo operacional pela CPFL. Haveria a necessidade do estudo de todas as ocorrências, nesse sentido, com ações de mudanças de tais captações ou a realização de incrementos tecnológicos, que permitam manejos e operações regulares no nível desse reservatório.

O Consórcio PCJ enviou na última quinta-feira (7), dossiê digital contendo vários estudos complementares sobre a barragem ao secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, tais como: Estudo sobre Plano de Gerenciamento integrado para Remediação e proteção dos recursos Hídricos da sub-bacia do Atibaia, com ênfase no reservatório de Salto Grande; a Deliberação nº 058/2006 dos Comitês PCJ e um breve histórico sobre a barragem de Salto Grande. O material também foi enviado às autoridades e palestrantes do evento, permitindo a avaliação, complementação e contribuição dos mesmos a essa iniciativa.

Uma próxima reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH), foi marcada nesta sexta-feira para mobilizar os membros para discussões sobre a situação, revitalização e segurança do Reservatório de Americana.

Da Redação