• Construção e sustentabilidade
  • Construção e sustentabilidade
  • Construção e sustentabilidade

Construção e sustentabilidade

Construir é um sonho para muita gente. Seja a casa própria, o escritório ou o prédio que abrigará o comércio: levantar um local bonito “do nada” é a realização das aspirações e, muitas vezes, a concretização de projetos de longa data. Como a construção é algo tão caro e difícil de ser modificada, é importante pesquisar muito e contar com profissionais de confiança para não errar na escolha do projeto.

Fernanda de Cillo, proprietária da Innova Engenharia, explica que a maior tendência para as construções contemporâneas é a sustentabilidade. “Hoje em dia não podemos falar sobre modernidades e tendências sem falar em sustentabilidade. Tudo o que é reaproveitável e não agride ao meio ambiente ganha espaço. Nós temos parceiros que trabalham com essas tecnologias e sempre os indicamos aos nossos clientes, seja em obras residenciais ou comerciais”, afirma. “A energia fotovoltaica, por exemplo, que se trata de energia obtida da conversão direta da luz em eletricidade era utilizada há tempos apenas para aparelhos autônomos ou abastecimento de energias para refúgios e moradias isoladas, hoje já usamos nas grandes cidades em grandes empresas, metalúrgicas, ou até mesmo em residências convencionais”, explica.

A funcionalidade do imóvel também é destaque na construção. Com cidades cada vez mais lotadas e com menos espaço, quanto mais sustentável e prática for a obra, mais moderna ela se torna.

Agora, para uma dica mais precisa, se quiser construir algo que é tendência do momento, aposte nos vidros. “O vidro hoje é muito usado, tanto em casas como em prédios comerciais. Ele é utilizado para decoração e funcionalidade dos ambientes, já que, seja para divisórias ou janelas, o vidro permite o aproveitamento da luz natural externa”.

FUNDAÇÃO

Além de toda a estética, é importante lembrar que a estrutura da construção deve ser prioridade para evitar problemas e acidentes futuros. “Parece simples, mas não se pode esquecer que a estrutura tradicional de uma construção, ou seja, a fundação, pilares, vigas e lajes, não pode ser alterada no projeto sem a autorização de um engenheiro responsável”, alerta Fernanda. “Falhas de comunicação e falta de compatibilização são alguns problemas que afetam as obras antes mesmo de começarem. É fundamental ter um acompanhamento de quem conhece um sistema estrutural”.

Não deve existir espaço para o improviso, então todos os detalhes devem ser acertados ainda na fase de planejamento da construção, com a união de engenheiro, designer e arquiteto.

A Innova Engenharia fica na rua Campos Salles, 1753, em Piracicaba. O telefone para contato é o (19) 3422-3885.

Mariana Requena