Consumidores renegociam mais de R$ 652 mil em campanha da Acipi

Renegociação permitiu a exclusão de 2.495 nomes no SCPC (Crédito: Claudinho Coradini)

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), em parceria com a Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), atendeu 2.836 consumidores para renegociação de dívidas com empresas da cidade. Segundo a Acipi, foi registrado um aumento de 14,40% comparado ao período da campanha em 2017, quando 2.479 pessoas procuraram a entidade. A recuperação de dívidas chegou a R$ 652.561,99. De acordo com o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, os R$ 652.561,99 representam 49% a mais do que foi registrado em 2017. “Deu um aumento bom na recuperação de dívidas”, destaca.

No ano passado, a campanha Acertando as Contas, que aconteceu de 19 de novembro a 24 de dezembro, permitiu a exclusão de 2.495 nomes no SCPC, 31% a mais do que o registrado em 2017, ano em que ocorreram 1.905 exclusões. O montante de R$ 652.561,99 do ano passado superou o valor de 2017, que foi de R$ 437.795,29 em recuperação de dívidas. A campanha Acertando as Contas 2017 aconteceu no período de 27 de novembro a 22 de dezembro.

Além de permitir a renegociação de dívidas entre credores e devedores, a campanha ofereceu aos consumidores a oportunidade de ter o crédito reabilitado. “O consumidor está conseguindo pagar suas contas. Isso aconteceu porque houve uma melhoria na economia e um pouco no nível de emprego. Além das renegociações entrarem como capital de giro para as empresas, a recuperação de dívidas permite ao consumidor o acesso a novas compras, o que é positivo para o comércio”, analisa Furtuoso.

(Eliana Teixeira)