Copa ECPA define campeões da temporada em Piracicaba

corrida A disputa pelo título está aberta nas duas categorias da Copa ECPA de 2018. (Foto: Adilson Zavarize)

Chegou a hora da verdade para os pilotos que participam da Copa ECPA de Velocidade. Neste sábado (20), o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo recebe a última etapa da competição, que tem a disputa pelo título em aberto nas categorias Marcas & Pilotos e Fórmula Vee. No mesmo dia, ocorrem também as provas da Copa Gol. A programação começa às 9h, com os primeiros treinos livres. No período da tarde, acontecem as tomadas classificatórias e as corridas, a partir das 13h30. A entrada ao público será trocada por 1 kg de alimento não-perecível, havendo a cobrança de estacionamento para carros e motos no valor de R$ 15.

Na divisão super, elite da categoria Marcas & Pilotos, o gaúcho Guilherme Reischl, da equipe Phoenix, lidera com 131 pontos. Na última etapa, contudo, ele não virá a Piracicaba por questões particulares. “Foi um ano excelente porque conseguimos ótimos resultados e a prova disso se reflete na nossa pontuação”, avaliou o piloto. “Comecei na divisão novatos ano passado, venci, e iniciei a atual temporada na super, confiante de que poderíamos chegar aonde chegamos. Mas, seja qual for o resultado no sábado, o título vai ficar em boas mãos”, concluiu Reischl. Com a ausência do gaúcho, a disputa pelo título se acirra entre Rodrigo Moreno, vice-líder com 108 pontos, e Rodrigo Stefanini, que soma 87 pontos.

LIGHT

Na divisão de acesso, a equipe Phoenix também lidera o certame. A dupla Júnior Palace e Neimar Barbosa puxa a classificação da categoria com 157 pontos. A regularidade é o ponto forte da dupla, que tem boas chances de ficar com o título. “Nós fizemos um planejamento no início do campeonato, tivemos o apoio necessário da equipe para desenvolver o trabalho e os resultados vieram. Agora, temos as duas provas finais, sabemos que não vai ser fácil”, comentou Palace. Thiago Roque ocupa a segunda posição na tabela com 129 pontos. Em terceiro, aparece a dupla Eric Folquitto e Adilson Gorga, com 116 pontos.

NOVATOS

Na divisão disputada pelos pilotos iniciantes, o domínio da equipe Phoenix é absoluto. João Paulo lidera o campeonato com folga sobre o principal ‘rival’, a dupla Rodrigo Palace e André Lebl, também da Phoenix. João possui 184 pontos, enquanto Palace e Lebl têm 99 Em terceiro, mas sem chances de disputar o título, está mais um representante da Phoenix, Francis Piedade, com 42 pontos. “Foi uma temporada muito boa para nossa equipe. Conseguimos deixar os nossos pilotos em condições de disputar o título em todas as categorias e agora é trabalhar para que tudo corra bem no sábado”, comentou o piloto e preparador Luís Píccolo.

FÓRMULA VEE

A Fórmula Vee também vive a expectativa pela definição do campeão da temporada 2018. Nathan Brito, de apenas 15 anos, lidera a competição com 115 pontos. Em segundo está Gabriel Paulino, 20, com 110. “A Copa ECPA sempre foi destinada a revelar talentos, como está sendo nesta edição”, elogiou Wilsinho Fittipaldi, consultor e instrutor da categoria. “O Nathan começou a competir neste ano e tem se destacado. E o Gabriel, que apareceu bem em 2017, mostrou que está entre os principais pilotos da categoria”, completou.

No domingo (21), o autódromo do ECPA será reservado exclusivamente para a Fórmula Vee, com um festival da categoria. Na ocasião, pilotos iniciantes poderão dirigir o carro de corrida no drive day, com oito voltas na pista, ou fazer um curso de pilotagem, com aulas práticas e teóricas. De acordo com a organização, as inscrições custam a partir de R$ 300, com o equipamento incluído (capacete e macacão). Para os pilotos com experiência em competição, haverá sessões de treinos livres de 20, 40 e 60 minutos.