Corrida faz “cair tudo”? Ahhh Claúdia Raia!

Semana passada o vídeo da atriz Claudia Raia fez uma enorme sucesso e também um grande estrago onde eu recebi dezenas de mensagens para que eu falasse sobre o que ela disse: “Correr não é maravilhoso” e que segundo a mesma, a partir dos 40 anos de idade a corrida “faz cair tudo”.

É inegável o talento da atriz para sua profissão, no entanto, a atriz por ser uma referência nacional deve ter o devido cuidado ao chegar aos seus 52 anos de idade e dizer uma coisa destas, sem nenhum embasamento cientifico, pois muitas pessoas podem “pegar” esta declaração como “verdade única”.

Há de se ressaltar que a atriz, apesar de manter seu corpo em forma, ela não é uma profissional de educação física. E quando a atriz coloca esta questão, ela está privilegiando somente a estética e não tudo o que está por volta da corrida como a prevenção de doenças e a saúde relacionados a parâmetros fisiológicos e bioquímicos que a atividade pode gerar para qualquer pessoa de qualquer faixa etária.

A corrida, mesmo sendo em alta intensidade, não deixa a mulher mais flácida. Não existe nenhum embasamento cientifico. A flacidez da pele ocorre por vários motivos, o principal deles é a diminuição da produção de colágeno, que é um fator natural da idade, do envelhecimento! E caso a pessoa corra muito, ela produzirá mais radicais livres e se ela não tiver uma dieta bem equilibrada com antioxidantes, pode acontecer de ela ter um envelhecimento precoce da pele. Mas calma, isso só acontece com quem corre todos os dias, em alta intensidade com mais de 1 hora de exercícios intensos. Se você for uma Ultramaratonista, Triatleta de Ironman ou que pratique qualquer esporte por longa duração, isso talvez possa acontecer.

O envelhecimento ocorre com a idade, a ação da gravidade no corpo ocorrerá independente da corrida ou não, por causa da idade. É a idade não a corrida minha leitora! Este efeito ruim para a pele e corpo são baseados na opinião própria da atriz de outras épocas onde não se tinha o cuidado e conhecimento que se tem hoje com a alimentação.

Outra infelicidade da atriz foi quando ela diz que a atividade aeróbia “come” a testosterona e com isso facilita o envelhecimento. Lhe digo uma coisa: é o contrário. A atividade física, qualquer que seja, aumenta a produção de testosterona. Tudo isso que ela falou são hipóteses, sem nenhuma comprovação cientifica.

A ditadura da beleza é um fenômeno que penaliza a mulher na busca pela imposição de um corpo ideal muitas vezes inalcançável onde são intensamente bombardeadas pelas mídias sociais por pessoas de renome como a atriz. A beleza da mulher não esta só no corpo não é?

A propagação de inverdades e mitos ajuda a afastar pessoas que deveriam estar cuidando da saúde através da atividade física. É muito mais fácil “ficar com o corpo, peito, bunda e rosto caído” sem fazer nada. Não, não é a corrida a culpada! Até a próxima!