Corrida Pela Vida entra no calendário oficial do Município

corrida Corrida levará milhares às ruas pela doação de órgão. (Foto:Divulgação)

Em sua 2ª edição, a Corrida Pela Vida, movimento em favor da doação de órgãos – organizada pela CIHDOTT- Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – da Santa Casa de Piracicaba acaba de entrar para o calendário oficial de atividades do município. A concentração está marcada para as 7h30, com largada na avenida Renato Wagner para um percurso de 5 km com destino à avenida Juscelino Kubitscheck.

O documento que respalda a resolução é o Decreto 17523/2018, assinado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB). Segundo ele, a iniciativa é importante porque reflete sobre um tema recorrente que afeta a vida de milhares de pessoas no mundo todo. “Precisamos reavaliar conceitos e contribuir para a manutenção da vida também por meio da doação de órgãos, cuja ausência coloca em risco a vida das mais de 30 mil pessoas que aguardam por um transplante de órgãos somente no Brasil”, justificou o prefeito.

Ele participará da Corrida amanhã ao lado da médica Marizete Medeiros, coordenadora da Central Estadual de Transplantes; Edison Arakaki, presidente da Associação Brasileira de Transplantados; e representantes da Fundação do Rim Oswaldo Ramos. “A iniciativa é recente, mas já ganhou o respaldo das autoridades devido ao impacto positivo que exerce no processo de manutenção da vida, que é a prioridade da Santa Casa”, disse o provedor João Orlando Pavão.

A enfermeira Jacqueline Defavari Bonilha de Moraes, coordenadora da CIHDOTT e organizadora do evento, ressalta também a disposição e o comprometimento dos mais de 150 funcionários da Santa Casa que trabalharão voluntariamente na Corrida. “Gostaríamos de ressaltar também a colaboração dos inscritos, que resultou na arrecadação de milhares de fraldas geriátricas direcionadas à assistência de pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O evento já conta com mais de 2.000 inscritos.

(Da Redação)