• Costela de dar água na boca
  • Costela de dar água na boca
  • Costela de dar água na boca

Costela de dar água na boca

Fim de semana com sol pede por um churrasco em família, de preferência com cerveja gelada e uma carne bem ou mal assada, dependendo do gosto do “cliente”. E para que gosta dessa combinação, a opção hoje fica por conta costela bovina, que atende o gosto da maioria dos convidados. Mas atenção, esse delicioso corte necessita de uma preparação especial para que não resseque e permaneça suculenta até o momento de servir. Para descobrir quais são os segredos de uma costela perfeita, a Arraso + conversou com Adriano Lembi, proprietário da Churrascaria Barracão, especializada na elaboração do prato.

Adriano revela que a preparação de uma boa costela começa já no momento da compra da carne. “Nossas carnes são selecionadas desde o frigorífico. A carne deve ser, além de fresca, bem gordurosa, o que vai garantir que a receita fique suculenta”, garante ele. E ainda existe outro segredo para que a costela fique perfeita: o tempo de cozimento.“Colocamos apenas sal grosso em nossa costela e assamos sem embrulhar no papel alumínio, direto na brasa”, revela. “O segredo é o tempo. Ela fica de cinco a seis horas assando”.

Na Churrascaria Barracão, aos domingos, dia de maior movimento, as costelas vão para a churrasqueira por volta das 2h, e assam até por volta das 10h30, quando o restaurante começa o atendimento. O fogo baixo cozinha a carne por dentro, sem queimar a parte exterior.

O RESTAURANTE

A Churrascaria Barracão foi inaugurada em 1985, pelo tio de Adriano. O negócio familiar segue a tradição gaúcha de temperar as carnes apenas com sal grosso e faz sucesso: são duas toneladas de costela bovina vendidas todos os meses.

Hoje, o restaurante conta com 13 funcionários, entre cozinheiros, garçons e entregadores, já que o local também oferece o serviço de marmitex, nas quais a famosa costela pode ser adicionada.

Outra receita famosa da Barracão é o lombo, mas esse o Adriano não conta como é feito. “Vamos dizer que o tempero do lombo é o nosso segredo”, diz ele entre risos. O proprietário garante que o melhor tempero do restaurante é o cuidado com os detalhes. “Trabalhamos em família e fazemos tudo com carinho, e esse é o nosso maior diferencial”, ressalta Adriano.

SERVIÇO

A Churrascaria Barracão funciona todos os dias a partir das 10h30, a rua Joana D’arc, 350, Nova Piracicaba. Telefone (19) 3423-2166.

Mariana Requena
[email protected]

Fotos: Claudinho Coradini / JP.