Cresce 4,9% a recuperação do crédito do consumidor

Arecuperação de crédito do consumidor cresceu 4,9% neste início de ano. A informação foi divulgada pela Boa Vista
SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e compara os meses de janeiro de 2018 com dezembro de 2017.
Segundo o levantamento, o indicador de recuperação de crédito registrou uma ligeira queda de 0,2% na comparação
entre janeiro deste ano e do ano passado.
 
Com apoio da Acipi (Associação comercial e Industrial de Piracicaba), a Boa Vista SCPC também divulgou o Indicador de Registros de Inadimplentes da cidade e apontou queda de 0,7% na comparação entre janeiro/ 2018 e dezembro/2017, “indicando um cenário praticamente estável frente ao mês passado”. Já na variação interanual  mesmo mês do ano anterior), a inadimplência avançou 1,4%.
 
O presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, explica a queda na comparação mensal e o fim da obrigatoriedade
do AR (Aviso de Recebimento) como um dos motivos para a elevação na análise anual. “A queda dos números
mensais, mesmo que tímida, indica a retomada do desenvolvimento, ainda que sutil. Por outro lado, o aumento
de inclusões no banco de dados do SCPC pode ser explicado pelo fim da obrigatoriedade do AR para a negativação.
Agora, a inclusão pode ser realizada com o envio de carta simples, o que torna o processo mais rápido e menos
burocrático”.
 
Checoli lembra que a revogação da conhecida “Lei da AR” está favorecendo não apenas os empresários, mas também os consumidores. “Com a carta simples, eles serão avisados com muito mais rapidez, menos burocracia, e
poderão reestabelecer sua situação creditícia para, assim, conquistar o equilíbrio financeiro e poder contar, novamente, com parcelamentos no mercado.”
 
CONSULTAS – Exemplo deste cenário mais favorável é o movimento para consultas realizadas por consumidores
no balcão do SCPC na Acipi, que cresceu 22,5% em janeiro/2018 comparado a dezembro/2017, passando de 2473 para 3029 verificações. Desde julho de 2015, os atendimentos a consumidores não chegavam a três mil. Também na comparação com janeiro passado, quando o total foi de 2680 consultas, os números cresceram 13%. “Esses dados demonstram que o consumidor está mais atento e preocupado com a sua situação creditícia”, ponderou Checoli.
 
SCPC – Os consumidores podem realizar consultas gratuitas ao SCPC de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e
aos sábados, das 8h ao meiodia, na sede da Acipi (rua do Rosário, 700, no Centro).