Cultura caipira é tema de encontro no Sesc Piracicaba

Cecílio Elias Netto orienta sarau no 3º Encontro Caipiracicabano. (foto: Arquivo JP)

A cultura caipira e os costumes piracicabanos são tema do 3º Encontro dos Caipiracicabanos, que acontece hoje, às 19h30, no Sesc. O evento é realizado no teatro da unidade e a entrada é gratuita.

O encontro recebe o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, responsável por diversos títulos que tratam das especificidades da região e seus personagens – entre eles, é claro, o Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – que organiza um sarau voltado para debater e festejar as raízes da cultura caipira. A pauta do evento, como não poderia faltar, traz o jeito de falar do piracicabano, patrimônio imaterial municipal.

O “Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco, Verva” reúne 1.479 verbetes que traduzem as expressões comuns ao dia a dia da cidade. O título foi lançado em agosto de 2016 durante o 1º Encontro dos Caipiracicabano e brinca, além do “r” carregado, com palavras singulares de bairros como Santa Olímpia.

Entre os convidados especiais do evento estão a dupla Gustavo e Gabriel; Renata Gava, diretora do Museu Prudente de Moraes; Mauro Rontani; Valdiza Maria Caprânico, presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico); João Benatti, presidente da APAP (Associação Piracicabana de Artistas Plásticos); e Vitor Vencovsky, presidente da APL (Academia Brasileira de Letras).

SERVIÇO

3° Encontro dos Caipiracicabanos. Hoje, às 19h30, no Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155, Centro. Mais informações pelo telefone: (19) 3437- 9292. Entrada gratuita.

Mariana Requena
[email protected]