,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Últimas notícias:
  • Regina Volpato volta à TV aberta após 5 anos
  • As herdeiras do mundo da moda
  • Rio perde dois patrimônios de sua cultura

Érico San Juan integra mostra na Bienal da Caricatura
Jéssica Souza
17/06/2014 09h52
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Foto: Noel Rosa/Reprodução

Desenho de pessoas ou de fatos com deformações obtidas por um traço cheio de exageros. Assim é definida a caricatura pelos dicionários.

Presente na vida das pessoas desde as pinturas rupestres das cavernas, na idade das pedras, esse tipo de desenho ganhou um grande espaço no ano passado em uma mostra brasileira, a 1ª Bienal Internacional da Caricatura, realizada no Rio de Janeiro com a organização de Luciano Magno, autor do livro História da Caricatura Brasileira.

A partir de quarta-feira (18/06), o evento ganha uma nova mostra paralela, Caricaturas Paulistas — Sampa Aqui, que conta com nomes do humor gráfico de todo o Estado e inclui em seu hall de artistas o cartunista e caricaturista piracicabano Érico San Juan, que participa com dois trabalhos.

San Juan escolheu as caricaturas de dois grandes nomes da música, Elis Regina e Noel Rosa. Segundo ele, o convite partiu de Magno, que conheceu após palestra de lançamento do seu segundo livro na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

“Aproveitei esse encontro para conversar com ele pessoalmente e mostrei meus trabalhos. Ele pediu que eu enviasse uma certa quantidade para ele selecionar e integrar essa mostra”, explicou.

Ele afirmou que a caricatura de Elis Regina surgiu logo no começo de seu trabalho minimalista. “No caso da caricatura de Noel Rosa, ela fez parte do livro que comemora seu centenário, Noel é 100! A obra reuniu 60 caricaturas dele a qual tive a chance de integrar”, contou.

O trabalho minimalista, segundo ele, vai na contramão da tendência tecnológica dos artistas atuais. “Comecei a trabalhar com a caricatura minimalista porque escolhi fazer o oposto da tendência de hoje que é o uso do 3D, que é algo exuberante”, afirmou.

O seu primeiro trabalho como design gráfico e a caricatura minimalista virou capa de álbum do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, que foi lançado após o retorno do grupo.

Entre seus diversos trabalhos, o caricaturista afirmou que sempre procurou retratar os grandes compositores e músicos brasileiros, entres outros da cena musical, e que gosta muito de acompanhar os trabalhos deles.

“Muitos retratados receberam o meu trabalho como presente, pelo fato de apreciarem o que faço. Isso é muito gratificante”, disse.

A mostra será aberta nesta quarta, às 19h, no Centro Cultural Solar de Botafogo, na capital carioca. Outras informações estão no site bienaldacaricatura.com.br

CARICATURISTA — Nascido em 1976, San Juan é cartunista profissional desde 1991 e atuou como chargista, cronista, editor de livros e jornais de humor, além de ser criador de animações para internet.

Atuou ainda como jurado de seleção em mostras e foi artista selecionado e convidado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e de outras cidades como Paraguaçu Paulista e Votuporanga.

Atualmente ministra oficinas de arte para crianças, jovens e adultos. Também atua como caricaturista em festas e eventos.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar