,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Últimas notícias:
  • Alckmin deve visitar região de Piracicaba neste sábado
  • Rodovias do Tietê pode ser multada em R$ 1,1 mi
  • Confiança do consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo

Érico San Juan apresenta exposição com caricaturas de pessoas da própria imaginação em Piracicaba
Jéssica Souza
02/09/2014 17h19
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Foto: Obra de Érico San Juan

A Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) recebe até o dia 12 de setembro a exposição de caricaturas do ilustrador Érico San Juan. 

A mostra foi intitulada de Caricaturas de Ninguém: em Cores. 

O nome se dá pelo fato das pessoas retratadas nos desenhos serem frutos da imaginação do artista e não de cantores, atores ou personalidades da mídia. 

A abertura acontece terça-feira (02/09), às 19h30, na biblioteca da instituição. 

San Juan fará caricaturas ao vivo durante o evento. A entrada é gratuita. 

A exposição conta com cerca de 20 desenhos realizados por meio da pintura gráfica. 

Em especial, as caricaturas dessa exposição tem uma experiência significativa para o autor que, sendo canhoto, criou os desenhos com a mão direita. 

“Sou uma pessoa teimosa, há sete anos que fico experimentando esse desafio como mouse. Depois de um tempo eu fui aperfeiçoando. Para conseguir usar a outra mão temos que usar outros meio para contornar essa dificuldade. Geralmente queremos fazer o que parece confortável, porém sou uma pessoa movida a desafios. E tive a vontade experimentar como que ficaria o desenho se utilizasse de outra forma meu instrumento de trabalho que são as mãos”, explicou o artista. 

De acordo com Juan, em exposições anteriores, os desenhos eram resultados de caricaturas ao vivo em eventos. Já para essa mostra, ele utilizou outra temática. “Esses desenhos fiz em casa, com pessoas da minha imaginação. Quem vê essas caricaturas, percebe que o estilo não mudou. Eu trabalhei muito tempo com histórias em quadrinhos e a gente fica acostumado a desenhar personagens que existem em nossa mente. Eles surgem da coleção de experiências que temos ao trabalhar com isso”, disse. 

San Juan é ilustrador e caricaturista desde 1991. 

Participou dos salões de humor de Piracicaba como artista selecionado em várias edições, jurado de seleção, editor do livro Os Quinze de Piracicaba, curador da mostra paralela PiraTiras e convidado para mostra paralela especial 20 anos de um Pamonha de Piracicaba. 

“Trabalho com o que integra o humor e a interatividade”, disse. 

O autor também cria caricaturas convencionais, tendo feito exposições individuais com ênfase em personalidades da música brasileira. 

SERVIÇO — Exposição Caricaturas de Ninguém: em Cores, de Érico San Juan. Até 12 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h, na Fumep (avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, Areão). Entrada gratuita. Informações: (19) 3412-1113. 

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar