,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Últimas notícias:
  • 'Justin Bieber do Vidigal' irá desfilar no SPFW
  • Sucesso nos EUA e indicada para 10 Emmys, 'This Is Us', chega ao Brasi
  • Temer cancela indicação de Fernanda Farah à diretoria da Ancine

Ilustrador piracicabano Érico San Juan integra catálogo da Bienal Internacional da Caricatura
Stefanie Archilli
02/07/2015 15h49
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Foto: Reprodução

A caricatura de Noel Rosa (foto), feita pelo ilustrador e designer gráfico Érico San Juan, de Piracicaba, integra o catálogo da Bienal Internacional da Caricatura — Brasil.

A caricatura do ilustrador fez parte de um concurso de caricaturas pelo centenário de Noel Rosa, em 2010. “Minha caricatura foi selecionada e participei do livro Noel é 100. Através dessa caricatura, o Luciano Magno (organizador da 1ª Bienal Internacional da Caricatura) conheceu meu trabalho e me fez o convite”, relatou.

San Juan expôs a obra durante uma exposição de caricaturistas de São Paulo dentro da Bienal Internacional da Caricatura, realizada em 2014, no Centro Cultural Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro.

“Essa foi uma das 40 exposições realizadas na bienal em todo o Brasil. Agora essa caricatura está no catálogo da bienal, que será lançado nesta semana”, informou.

Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, o catálogo tem 304 páginas e traz referências à obra de 180 artistas da caricatura nacional e estrangeira. O catálogo mostra uma parte importante do caminho atual do desenho de humor e o elo com o seu passado histórico.

Apresentada simultaneamente em vários Estados do Brasil, a Bienal Internacional da Caricatura foi o primeiro evento realizado em nível nacional pelos caricaturistas brasileiros, exibindo exposições e promovendo debates desde o Rio Grande do Sul até o Pará.

Com a idealização do caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro História da Caricatura Brasileira, a bienal teve 40 mostras históricas e contemporâneas apresentadas no território nacional, entre mais de 50 programações.

PIRACICABA — Com 25 anos de ilustrações, o piracicabano San Juan não aderiu à tendência 3D nos desenhos e mantém os traços minimalistas em suas obras. “Sou contrário a tendência 3D, pois acredito que os traços minimalistas aproximam-se mais do design gráfico”, disse.

Neste ano, o ilustrador marcará presença em mais um Salão Internacional de Humor de Piracicaba em três mostras paralelas. “O Salão de Piracicaba é uma referência incontestável”, afirmou.

Segundo San Juan, a Bienal da Caricatura pode tornar-se uma das vertentes do humor gráfico nacional. “A caricatura é uma das categorias mais concorridas nos salões”, afirmou.

SERVIÇO — Lançamento do Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura — Brasil. Nesta sexta-feira (03/07), a partir das 19h, na Pandora Arte (rua Joaquim Novaes, 146, Centro, em Campinas). Preço nas livrarias: R$ 98, com desconto no dia do lançamento.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar