,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Campanha antirrábica ocorre neste fim de semana
  • Moradores reclamam de buraco na rua
  • Agosto registra nove mortes no trânsito de Piracicaba

Coro do Guri grava com Zeca Baleiro
Sabrina Franzol
13/07/2016 06h59
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Integrantes do coro infanto-juvenil do projeto Guri — polo Piracicaba se encontraram com o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, no final do mês passado, para gravar a música Ijexá, composta por Baleiro especialmente para celebrar os 21 anos do projeto. A gravação ocorreu no “estúdio fazenda” Gargolândia, situado em Alambari (SP).

13-07-003.jpg

Trinta e sete alunos do coro, com idades entre 12 e 18 anos, participaram da gravação da música Ijexá com o cantor (Foto: Aparecido Rodrigues)

De acordo com o coordenador do Guri em Piracicaba, Pablo Carajol, o coro da Noiva da Colina participou de um processo de seleção aberto a todos os 410 polos do Estado. “Primeiro, houve uma pré-seleção por região, na qual cerca de 20 coros foram chamados. Depois, eles foram avaliados pelos técnicos do projeto e o coro de Piracicaba, então, foi selecionado para fazer a gravação da música com o Zeca”, explicou Carajol.

Conforme a regente do conjunto, Venessa Zambão, ensaios aconteceram por aproximadamente um mês e meio e foram gravados vídeos com três versões diferentes da música para a participação no processo seletivo. A primeira formação foi em big band coro uníssono, a segunda foi de big band coro e percussão, e a terceira, que foi a selecionada, ocorreu com coro e piano com abertura de três vozes (sopranos, contraltos e vozes masculinas).

Trinta e sete alunos do coro, com idades entre 12 e 18 anos, participaram da gravação com Zeca Baleiro. O trabalho teve início por volta das 10h e se estendeu até as 17h. “Foi uma experiência mágica, com toda a magia que a música é capaz de proporcionar. Os alunos cantaram algumas vezes para arredondar o que era preciso e o Zeca, após ouvir e gostar muito do que os alunos fizeram, gravou a voz dele. O Zeca ficou durante todo o tempo à disposição, conversou e esteve com os alunos de forma muito natural. Comprovou que, além de grande artista e músico, é uma grande pessoa”, falou Carajol. O coordenador disse, ainda, que alguns alunos do projeto participaram da gravação do videoclipe da música Ijexá, que tem como roteiro a vida do próprio Zeca Baleiro, da infância às experiências da juventude, passando pelo envolvimento com o universo dos sons. O lançamento deve acontecer neste semestre. 

Além de Carajol e da regente, acompanharam os alunos o pianista Vinícius Polezer, o educador de percussão José Marcos Totti e o fotógrafo Aparecido Rodrigues. “Toda essa experiência de gravar em estúdio foi bem bacana para as crianças. Foi algo muito diferente do que estão acostumadas. Foi um dia onde vibraram com cada momento”, falou Vanessa.

Neste ano, o Guri comemora uma década de existência em Piracicaba. Atualmente, são cerca de 300 alunos em cursos de variados instrumentos e os coros infantil e infanto-juvenil. “Temos como parceiro oficial e com enorme compromisso a Secretaria da Ação Cultural, através da secretária Rosângela Camolese, sempre atendendo prontamente às solicitações do polo Piracicaba”, afirmou o coordenador.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar