,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Banda da Sapucaia abre o Carnaval
  • Casamentos superam número de uniões estáveis
  • Empréstimos quase triplicam em 2 anos

Prudente de Moraes inicia Férias no Museu
Thainara Cabral
10/01/2017 10h27
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
01.jpg

Museu realiza jogos lúdicos, brincadeiras, visitas monitoradas e leituras até dia 27 (Foto: M. Germano/JP)

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes inicia hoje mais uma edição do projeto Férias no Museu, que aproveita o período de recesso escolar para colocar em prática uma programação especial voltada à crianças e adolescentes. 

Jogos lúdicos, brincadeiras, visitas monitoradas e leituras abordam a história de Piracicaba e a vida de Prudente de Moraes. 

As ações ocorrem de terça a sexta-feira, das 14h às 16h, até o dia 27. 

Com participação gratuita, o agendamento precisa ser feito previamente.

Desenvolvida pela equipe educativa da instituição, as atividades são direcionadas para cada faixa etária de participantes, que vai dos cinco aos 12 anos. 

Desde a sua criação, em 2013, o projeto desenvolve ações educativas de uma forma lúdica, as quais envolvem diversão e criatividade para tornar o Museu mais um espaço recreativo.

“A intenção é que pais, avós e tios possam trazer as crianças para brincarem”, afirmou Renata Gava, diretora da instituição. 

Pensado para abordar a educação patrimonial, as leituras mediadas passam por livros que retratam a história da cidade e sua evolução urbana, a vida pública e pessoal de Moraes e o Patrimônio Histórico. 

Brincadeiras como caça ao tesouro foram pensadas para desenvolver a capacidade de pesquisa e instigar a observação e a curiosidade dos participantes em relação ao acervo do museu. 

Outras atividades, entre elas jogo da memória e quebra-cabeça, utilizam cartões com reproduções de objetos do acervo do espaço com o intuito de estimular a percepção e o raciocínio com a criação e contação de histórias e arte com colagem e pintura. 

Para a diretora, as ações também conseguem voltar o olhar das crianças para a arte e história. 

“O contato com o objeto, arquitetura da casa e o espaço do museu através de brincadeiras lúdicas proporciona conhecimento de forma mais leve e aumenta o interesse”, afirmou Renata. 

PROGRAMAÇÃO — Hoje e nas próximas terças-feiras serão realizadas leituras mediadas com temas sobre Piracicaba, Prudente de Moraes e Patrimônios Históricos. 

Os participantes também terão contato com o esporte paralímpico Futebol de 5. 

A ação esportiva está relacionada com a exposição Olhar Com Outro Olhar — instalada no museu e que aborda a paixão nacional pelo futebol e o esporte paralímpico com acessibilidade. 

Durante as quartas-feiras, as crianças e adolescentes serão direcionados para a criação de histórias e participam da visita guiada à exposição Olhar Com Outro Olhar. 

Nesses dois dias as atividades são voltadas para participantes de sete a 12 anos. 

Crianças de seis a 12 anos podem participar de atividades como caça ao tesouro e jogos variados às quintas. 

Às sextas acontecem contação de histórias, além de arte com colagem e pintura, para a faixa etária de cinco a 12 anos. Só serão aceitas as inscrições de crianças acompanhadas pelos responsáveis. 

SERVIÇO — Férias no Museu. De terça a sexta-feira, das 14h às 16h, no Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro). Até dia 27. Informações e agendamentos gratuitos: (19) 3422-3069.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar